F1: Marko alerta Verstappen sobre risco de punição e possível ausência na Áustria

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, fez um alerta direto a Max Verstappen, após um final de semana complicado para o piloto no GP da Espanha de Fórmula 1. O consultor da equipe classificou como ‘desastroso’ um possível erro que leve Verstappen a perder o GP da Áustria.

Em Barcelona, Verstappen viu seu P5 na linha de chegada se transformar em um amargo décimo lugar. A corrida do holandês se desfez nos momentos finais, principalmente depois que ele jogou seu carro contra o Mercedes de George Russell, que rendeu a Verstappen uma punição de dez segundos e três pontos em sua superlicença.

“Estávamos com o terceiro lugar ao alcance, mas acabamos em décimo. Parte disso foi consequência da estratégia escolhida”, afirmou Marko em sua coluna na Speedweek. Segundo ele, a equipe teve três opções após a entrada do safety car: não parar, trocar para pneus usados com cerca de sete voltas, ou colocar um novo jogo de compostos duros, alternativa que acabou sendo a escolhida e se revelou a pior, na avaliação do austríaco.

“Permanecer na pista talvez nos deixasse vulneráveis aos dois McLarens, mas acho que teríamos boas chances contra Leclerc. Além disso, (Oscar) Piastri estava muito lento antes da relargada. Apesar da pouca idade, ele é muito esperto e sabia que Max estava com pneus duros”, disse ele.

Marko reconheceu que vários fatores prejudicaram Verstappen nos momentos finais da corrida. “Ele recebeu pneus que não havia escolhido, quase bateu na primeira volta, depois (Charles) Leclerc bateu na lateral do carro a 300 km/h. Naturalmente, o ambiente ficou tenso”, explicou.

Sobre o incidente com Russell, Marko disse que Verstappen conhecia bem o regulamento e acreditava não precisar devolver a posição. “Mas disseram o contrário para ele. Foram muitos sapos que ele teve que engolir. E Russell não é exatamente seu melhor amigo”, acrescentou.

O tom mais sério veio ao tratar da situação dos pontos na superlicença de Verstappen. Com onze pontos acumulados, ele está a apenas um de uma suspensão automática de corrida, o que pode ocorrer no Canadá ou na Áustria, caso o holandês seja penalizado novamente.

“Max não pode cometer nenhum deslize nas próximas duas corridas”, alertou Marko. “Será deixado claro para ele que não pode agir por impulso. Seria um desastre se ele ficasse fora da corrida na Áustria. Mas não acreditamos que isso vá acontecer. Max não comete erros todo fim de semana. Depois da Áustria, os primeiros pontos expiram”, concluiu Marko, se referindo à corrida na Áustria como um destaque, pois grande parte do público local é torcedor do holandês, e por isso esta também é considerada uma corrida ‘em casa’ para Verstappen.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.