Helmut Marko, consultor da Red Bull, reconheceu que a McLaren está mais forte nesta temporada de 2025 da Fórmula 1.
Nesta sexta-feira (16), durante as sessões de treinos para o GP da Emília-Romanha, em Ímola, a McLaren dominou, com Oscar Piastri e Lando Norris em P1 e P2 nos treinos livres. Já a Red Bull, mesmo com novas atualizações no RB21 ficou atrás.
“Ainda precisamos analisar os detalhes do treino com calma e ver se conseguimos deixar o carro um pouco menos instável. Mas, no geral, a McLaren continua sendo a referência. E isso tem se repetido ao longo do ano,” disse Marko.
Sobre a classificação que acontecerá neste sábado, Marko não está muito confiante: “No momento, estamos muito distantes. Fizemos novos ajustes. Se conseguirmos transformar isso em resultado amanhã, talvez seja possível algo. Mas, na corrida, como já vimos, a McLaren está em um nível próprio.”
As atualizações no RB21, como o novo assoalho, ainda não funcionaram como esperado: “Em circuitos como Miami, com trechos abertos e muito vento, é uma soma de fatores. As mudanças dão boas indicações, mas ainda não trouxeram o avanço necessário para alcançar o nível da McLaren.”
“É difícil dizer se todos estavam com a mesma quantidade de combustível. Usamos a quantidade normal, mas parece que outros podem ter colocado menos. Isso pode ter feito a diferença parecer maior do que realmente é,” acrescentou.