F1: Marko admite que cláusula de saída de Verstappen pode ser discutida no meio do ano

As especulações sobre o futuro de Max Verstappen na Fórmula 1 ganharam novo fôlego após declarações de Helmut Marko, conselheiro da Red Bull. Segundo o dirigente, a cláusula de saída do contrato do holandês pode se tornar tema de conversas durante as férias de verão da categoria, no meio da temporada.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Campeão mundial nas últimas quatro temporadas, Verstappen segue com contrato com a Red Bull, mas tem sido frequentemente ligado a outras equipes do grid, como Mercedes e Aston Martin, especialmente com a reformulação do regulamento técnico prevista para 2026.

Marko confirmou que a cláusula de saída ainda existe, embora tenha minimizado qualquer preocupação da equipe com a possibilidade de uma mudança a curto prazo.

“Atualizações são necessárias para que Max conquiste seu quinto título mundial. Esse é o nosso grande objetivo, e toda a equipe está trabalhando duro para isso”, afirmou Marko ao portal alemão Formel1.de. “É claro que todo piloto de ponta tem uma cláusula de saída caso o desempenho não seja bom, mas cada uma delas funciona de forma diferente. Não é um tema neste momento.”

Apesar de não estar no topo da tabela após duas etapas da temporada 2025 da F1, Verstappen ocupa a vice-liderança do campeonato de pilotos, com apenas oito pontos de desvantagem para Lando Norris, da McLaren, equipe que vem ditando o ritmo neste início de ano.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.
F1 2025, Fórmula 1, GP da China, Xangai
Foto: XPB Images

Marko também reconheceu que o cenário pode mudar conforme o campeonato avança. Questionado sobre quando a cláusula poderia se tornar um ponto relevante de discussão, ele foi direto: “Sim, essa é a janela de tempo. Mas, por favor, estamos em segundo lugar no campeonato de pilotos, com uma desvantagem de oito pontos. A pausa de verão ainda está longe.”

As conversas sobre o futuro de Verstappen não são novas. No ano passado, surgiram rumores de que sua permanência na Red Bull estaria ligada à continuidade do próprio Marko na equipe. Embora o dirigente austríaco tenha posteriormente negado que essa condição ainda existisse, a nova declaração reacende a possibilidade de mudanças.

Perguntado se deixaria a Red Bull caso Verstappen decidisse ir embora, Marko respondeu com franqueza: “Isso poderia ser um bom motivo, sim.”

A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP do Japão, marcado para o próximo fim de semana no tradicional circuito de Suzuka. Até lá, a expectativa segue alta para saber como a Red Bull reagirá à pressão da McLaren — e se conseguirá dar a Verstappen o carro necessário para manter-se na briga pelo penta.