Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, admitiu que a queda da equipe para o terceiro lugar no campeonato de construtores ‘doeu’ para todos no time, especialmente após a Ferrari conquistar dois pódios consecutivos. “Isso machuca,” afirmou Marko, destacando o impacto dessa perda em termos de premiações e bônus para os membros da equipe. “Para muitos, isso significa um novo projeto de cozinha, por exemplo,” brincou o austríaco.
O final de semana no GP do México de Fórmula 1, representou uma sequência de contratempos para a Red Bull, pois Verstappen lidou com problemas de motor na sexta-feira e acumulou duas penalidades de dez segundos na corrida, enquanto Sergio Perez não conseguiu passar do Q1 na sessão de classificação e encerrou a corrida sem marcar pontos. O mau desempenho fez com que a vantagem de Verstappen no campeonato de pilotos fosse reduzida, ampliando as incertezas para o fim da temporada.
Ainda assim, Marko aponta para duas oportunidades de vitória nas etapas restantes, em especial nos circuitos do Catar e Las Vegas. “O Catar é o lugar mais provável (para a Red Bull vencer),” disse ele, destacando que, apesar das dificuldades, a Red Bull pode estar mais próxima dos líderes se conseguir evitar imprevistos nas sessões de classificação e corridas.
O consultor também reconheceu as limitações da Red Bull em curvas lentas, um ponto onde Ferrari e McLaren têm se sobressaído. Para ele, um bom desempenho nas próximas etapas é essencial para evitar uma queda maior na classificação até o final da temporada.