F1: Marko acredita que Newey vai realmente para Ferrari

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, acredita que Adrian Newey vai continuar na Fórmula 1, com a Ferrari. O dirigente austríaco admitiu que os bastidores conturbados da equipe em 2024, incluindo o escândalo envolvendo Christian Horner, contribuíram para a saída do conceituado projetista.

“Isso já estava rondando há algum tempo”, disse Marko ao jornal Österreich. A esposa de Newey, Amanda, já havia desmentido a afirmação de Horner de que outros membros da equipe técnica, como Pierre Wache, eram mais responsáveis pelo recente domínio da Red Bull.

Marko reconheceu a importância de Newey para a Red Bull. “Com ele, tínhamos um líder. Jovens engenheiros se sentiam honrados em trabalhar ao seu lado. Quando havia problemas, Newey costumava encontrar a solução.”

O consultor teme que a Red Bull sofra com a ausência de Newey na nova era de regras de 2026. “Não será fácil. O homem mais experiente não estará mais conosco. E receio que vá para uma equipe rival”, acrescentou.

Apesar da saída de Newey, Marko confia na Red Bull para o campeonato de 2024. “Não estou preocupado. Norris está a mais de 50 pontos atrás (de Max Verstappen) e teremos atualizações para Ímola.”

O consultor também descartou a saída de Verstappen da equipe. “Desde que a Red Bull forneça um carro vencedor, Verstappen fica. Mas 2026 é um ponto de interrogação. Ele quer estar onde tem a melhor chance de vencer, e atualmente isso é a Red Bull”, finalizou Marko.