Mesmo após um início abaixo das expectativas na temporada 2025 da Fórmula 1, Charles Leclerc defendeu a continuidade no desenvolvimento do carro da Ferrari deste ano e reforçou que ainda é cedo para desistir do atual campeonato. O monegasco acredita que há espaço para evolução e vê a etapa de Barcelona como um ponto-chave.
A Ferrari tem enfrentado dificuldades para competir em igualdade com McLaren, Mercedes e Red Bull Racing nas primeiras corridas do ano, frustrando o objetivo inicial de disputar o título. No entanto, Leclerc destacou o exemplo da própria McLaren em 2023, que cresceu significativamente após introduzir atualizações importantes na metade da temporada, mantendo esse ritmo até o momento.
“Definitivamente não queremos desistir agora”, afirmou Leclerc a jornalistas. “Ainda é um pouco cedo. Estamos chegando ao meio da temporada, mas não podemos nos dar ao luxo de jogar a toalha.”
Leclerc terminou em segundo lugar no último fim de semana, atrás apenas de Lando Norris, e considera que o próximo GP, em Barcelona, pode marcar um ponto de virada. A corrida será a primeira após a aplicação de testes mais rigorosos da FIA nas asas dianteiras flexíveis, o que pode mexer com o equilíbrio de forças.
“Barcelona será um ponto muito importante da temporada com essa nova regulamentação das asas dianteiras. Veremos se isso nos favorece”, disse ele.
O piloto da Ferrari também reconheceu que a Scuderia ainda busca respostas para os principais problemas do carro. “O que há de errado com o carro? Eu gostaria de saber. Temos várias coisas, mas não posso dar prazos”, afirmou. “Os prazos mudam porque a equipe está pressionando muito para trazer tudo o mais rápido possível.”
Leclerc ponderou que, embora as atualizações previstas possam ajudar a reduzir a diferença para os concorrentes, ainda não há garantias de que serão suficientes para colocar a equipe na briga por vitórias. “Espero que sim. Mas para estar à frente, lutando por vitórias, ainda não tenho certeza”, acrescentou.
Por fim, o monegasco disse que uma decisão sobre quando redirecionar os esforços completamente para o projeto de 2026 caberá ao chefe da equipe, Fred Vasseur. “Será uma decisão de Fred sobre quando é o momento certo de focar no próximo ano, que será extremamente importante para começar com o pé direito”, finalizou o piloto monegasco.