Charles Leclerc sabe que várias coisas precisam mudar na Ferrari para evitar uma repetição dos problemas ocorridos em 2022, mas mesmo com as melhorias necessárias, ainda pode ser difícil desafiar a Red Bull na temporada 2023 da Fórmula 1. Atualmente, ele espera que a maior ameaça para sua equipe venha da Mercedes e possivelmente da Aston Martin, conforme falou no podcast F1 Nation.
Com base nos testes de pré-temporada no Bahrein, a Red Bull parece estar na melhor posição antes da primeira corrida de 2023, no próximo final de semana, no Circuito Internacional do Bahrein, mas Leclerc não está observando apenas a atual equipe campeã, mas também para outros concorrentes. “Tenho certeza que a Mercedes estará na luta”, respondeu o monegasco quando questionado sobre quem ele vê como principal rival da Ferrari.
Porém, há também uma equipe que conseguiu surpreender durante os testes, e sobre a qual muita observação está sendo feita. “Ouvi muitas coisas sobre a Aston Martin durante as férias”, continuou Leclerc. Ao mesmo tempo, ele ainda não quer tirar conclusões prematuras. “Eles foram rápidos no primeiro dia, mas você não sabe o nível de combustível, o modo do motor, não sabe muito”, acrescentou o piloto da Ferrari.
A equipe italiana terá que fazer uma série de mudanças sob a liderança de Fred Vasseur, se quiser disputar o título na Fórmula 1 em 2023. Questionado se ele próprio vai interferir mais na estratégia de sua equipe, Leclerc respondeu negativamente. “Não acho que esse seja o caminho a seguir”, disse ele. O monegasco admitiu que é bastante franco dentro da equipe, mas não acha que cabe a ele tomar decisões estratégicas.
“Normalmente as pessoas não entendem a pouca informação que temos no carro, sobre toda a situação durante uma corrida. Acredito fortemente que, se melhorarmos como equipe, seremos os melhores todos juntos. Não vamos vencer o campeonato se eu estiver tomando as decisões sozinho no carro, não é assim que funciona. Nisso estou convencido e vou manter essa abordagem”, concluiu Leclerc.