Charles Leclerc revelou que precisou alterar significativamente sua forma de pilotar nesta temporada para tentar extrair o máximo desempenho possível do carro da Ferrari. A equipe italiana tem enfrentado um início de campeonato decepcionante na Fórmula 1 em 2025, com o SF-25 ficando atrás de McLaren, Mercedes e Red Bull em competitividade.
“Este ano, fomos em direções bem extremas em termos de acerto para tentar tirar um pouco mais do carro”, afirmou Leclerc para a imprensa. “Como resultado, sinto que estou mudando bastante meu estilo de pilotagem para me adequar às novas exigências do carro”.
Após seis etapas, Leclerc tem apenas um pódio, um P3 conquistado na Arábia Saudita, e ocupa a quinta posição no campeonato de pilotos, com 53 pontos. Seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, também vem enfrentando dificuldades em sua temporada de estreia pela Ferrari e aparece apenas em sétimo, com 41 pontos, atrás até mesmo do jovem Kimi Antonelli da Mercedes. Hamilton ainda conquistou a vitória na corrida Sprint na China, mas os demais resultados foram menores.
No momento, a Ferrari é a quarta colocada no campeonato de construtores, com 94 pontos, bem distante da líder McLaren, que já soma 246 pontos.
Leclerc destacou ainda que as mudanças em sua forma de pilotar são inéditas em sua trajetória com a equipe. “Já estou há sete anos na Ferrari, então provavelmente há muitas coisas que se tornaram naturais para mim ao longo do tempo e que talvez eu não perceba. Mas sinto que estou pilotando de forma bastante diferente este ano, simplesmente porque o carro exige um acerto e um estilo diferentes”, finalizou o monegasco.