Charles Leclerc não escondeu a decepção após a Ferrari perder o título no campeonato de construtores para a McLaren, após o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Apesar de uma corrida agressiva e de um terceiro lugar do monegasco conquistado após largar em 19º, além do P2 de Carlos Sainz, a equipe de Maranello terminou a temporada a 14 pontos da rival britânica.
Leclerc comentou sobre o esforço da equipe e como a punição de sexta-feira pesou na decisão: “Sabia que precisava ser agressivo desde o início, então assumi todos os riscos na primeira volta para ganhar o máximo de posições possível. Infelizmente, largamos muito atrás para conseguir algo melhor.”
Mesmo com Sainz garantindo o segundo lugar, a vitória de Lando Norris e o décimo lugar de Oscar Piastri garantiram o título para a McLaren. Leclerc destacou o desempenho de sua equipe ao longo da temporada: “Dói, porque lutamos até o fim. Tivemos um grande impacto na sexta-feira com a penalidade, mas ainda assim demos o nosso máximo”, acrescentou.
Apesar da frustração, o piloto monegasco reconheceu a evolução da Ferrari na segunda metade do ano: “No começo da temporada, estávamos longe de disputar o título, mas depois a equipe fez um trabalho incrível. Terminamos fortes e espero que possamos começar 2025 tão bem quanto terminamos este ano”, encerrou o piloto monegasco.
A Ferrari agora chega a dezoito anos sem conquistar o título dos construtores, uma seca que a equipe e seus pilotos esperam encerrar na próxima temporada.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.