F1: Leclerc explica sua fidelidade à Ferrari

O que motiva um piloto a permanecer por tantos anos na mesma equipe? No caso de Charles Leclerc e a Ferrari, a resposta vai além da tradição e da paixão pela Scuderia. Em uma entrevista recente, o monegasco explicou as razões por trás de seu longo contrato com a equipe italiana, assinado em janeiro e válido até 2029 (segundo a imprensa italiana).

Leclerc não esconde seu amor pela Ferrari, tendo ingressado na academia de pilotos em 2016 e estreado na Fórmula 1 em 2019. Mas a fidelidade vai além do coração vermelho: o piloto acredita no projeto e no potencial da equipe para conquistar o tão sonhado título na categoria.

“Não é só porque se parece com uma família, mas principalmente porque eles foram os primeiros a acreditarem em mim, mesmo antes de eu chegar à Fórmula 1”, disse Leclerc ao RacingNews365. “Eles me deram a oportunidade de entrar na F1, de ser um piloto da Ferrari e de ter um carro bom o suficiente para conseguir minha primeira pole position e minha primeira vitória.”

Além do fator sentimental, Leclerc vê na Ferrari um projeto ambicioso com chances reais de brigar pelo topo. “Acima de tudo, o que me fez assinar um contrato mais longo, é porque acredito no projeto. Caso contrário, eu não teria feito isso”, afirmou. “Acredito plenamente no projeto. Amo a Ferrari, isso é claro para todos, mas acima de tudo, eu acredito no projeto e acho que temos a melhor chance de nos tornarmos o melhor carro do grid nos próximos anos. É por isso que renovei com a Ferrari.”

Obviamente a chegada de Lewis Hamilton em 2025 como companheiro de equipe, certamente elevará a pressão e a competitividade interna. Mas para Leclerc, isso reforça ainda mais a confiança no futuro da Ferrari. “Hamilton na Ferrari será legal de ver”, comentou o monegasco em outra entrevista recente. “Isso mostra que a Ferrari é um projeto atraente e ambicioso, então estou realmente ansioso por isso”, encerrou.

Resta saber se a crença de Leclerc se transformará em títulos. A renovação contratual demonstra o compromisso do piloto e da equipe, mas o caminho para o topo é árduo e cheio de desafios. Os tifosi, porém podem se animar com a motivação e confiança exibidas por Leclerc, que promete entregar tudo em busca da glória com a bandeira da Ferrari.