F1: Leclerc diz que SF-25 não teve problemas de equilíbrio

Charles Leclerc minimizou as preocupações sobre os supostos problemas de equilíbrio que a Ferrari enfrentou com o carro SF-25 durante os testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein. O piloto monegasco explicou que a equipe estava explorando diferentes configurações de setup, e não lidando com problemas inerentes de equilíbrio.

A Ferrari é considerada uma das equipes candidatas ao título nesta temporada, após o forte desempenho no final de 2024. Os tempos de teste no Bahrein indicaram que a equipe italiana está em boa forma, com Leclerc e Lewis Hamilton registrando o segundo e terceiro melhores tempos, respectivamente. No entanto, ambos os pilotos relataram dificuldades com o equilíbrio do SF-25 em condições mais representativas.

Leclerc confirmou que a Ferrari tinha ‘trabalho a fazer’ para melhorar o equilíbrio do carro, mas esclareceu que a equipe estava testando diferentes opções de setup, e não tentando corrigir problemas de equilíbrio. “Definitivamente, há mais potencial para desbloquear, mas para ser honesto, não é como se tivéssemos tido um problema durante os testes com o equilíbrio. Não fizemos nada para tentar resolver eventuais problemas, porque estávamos apenas tentando diferentes opções de setup. Testamos e passamos por muitas direções diferentes em termos de setup para tentar entender quais são as direções que precisamos seguir para esta primeira corrida e para entender o carro, o que acho que fizemos um bom trabalho. Mas nunca realmente otimizamos o carro. Mas não acho que nenhuma outra equipe tenha feito isso também. Então, só veremos no sábado onde estamos em comparação com os outros”, disse ele.

“Honestamente, na Fórmula 1 hoje em dia, trabalhar no equilíbrio em si é provavelmente a parte mais fácil. É que agora existem tantas direções diferentes que você pode tomar em termos de filosofia real, com esses carros especialmente, que achamos que poderíamos aprender mais e melhorar mais o carro. E essas são também coisas que você não pode realmente fazer durante um fim de semana de corrida, porque muda tanto a sensação com o carro que você não pode se dar ao luxo de fazer isso no TL1 ou TL2. Então, tivemos que tirar isso do caminho e fizemos isso durante os testes. E agora para o ajuste fino do equilíbrio, vamos seguir em frente. Quero dizer, já fizemos muito trabalho nisso no simulador e vamos tentar construir sobre o que aprendemos no simulador aqui durante os treinos livres”, encerrou o piloto monegasco.

O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.