F1: Leclerc diz que atualizações da Ferrari ficaram abaixo do esperado

Charles Leclerc reconheceu que a Ferrari ficou ‘um pouco mais atrás do que pensávamos’, após conquistar apenas a quarta posição no grid de largada para o GP da Emília-Romanha de Fórmula 1.

A Ferrari estreou um pacote significativo de atualizações neste fim de semana, e suas expectativas aumentaram quando Leclerc liderou todas as sessões de treinos livres. No entanto, o monegasco perdeu o contato com Max Verstappen da Red Bull e os dois pilotos da McLaren durante a disputa do Q3 em Ímola, terminando dois décimos atrás do líder, ficando apenas em P4.

Leclerc afirmou que as atualizações da Ferrari trouxeram o progresso esperado, mas admite que a equipe não conseguiu brigar pela pole position. “Não podemos estar totalmente felizes, é claro”, disse ele.

“Um ponto positivo é que a atualização está funcionando exatamente como o previsto, o que é sempre um bom sinal. Talvez em uma pista como essa ainda não vimos todos os benefícios do pacote, e ficamos aquém do nosso objetivo de largar na pole. Sexta-feira fomos fortes, mas tínhamos dúvidas sobre o nível de combustível. Agora, na sessão de classificação, não há dúvidas sobre isso. Porém, estamos um pouco mais atrás do que pensávamos. Minha volta foi boa, não acho que houvesse muito mais para extrair”, acrescentou.

A Red Bull esteve atrás da Ferrari durante os treinos, mas Verstappen se recuperou na classificação para conquistar a pole position. Leclerc insinuou que as dificuldades da equipe austríaca foram exageradas devido ao uso de menos potência do motor e mais combustível no RB20 no início do final de semana.

“Eu acho que eles estavam apenas usando mais combustível ontem, escondendo um pouco o jogo, com modo de motor mais baixo ou algo assim. Acho que estavam disfarçando sua performance”, acrescentou.

No entanto, o monegasco reconheceu que o surgimento da McLaren foi uma surpresa, e apontou que tanto Oscar Piastri quanto Lando Norris devem ser competitivos na corrida. “Sim, eles estão muito fortes, o ritmo de corrida deles parecia ótimo ontem, então amanhã eles serão rápidos”, continuou.

Apesar de a Ferrari ter se mostrado mais forte em simulações de corrida com o carro SF-24 atualizado, Leclerc suspeita que isso possa ser neutralizado pela dificuldade de ultrapassagem em Ímola. “Acho que somos fortes na corrida. Porém, em uma pista como essa, a pole position é tudo, especialmente com a zona de DRS reduzida. Será ainda mais difícil ultrapassar amanhã. Não vai ser uma corrida fácil, mas ainda devemos mirar a vitória e ver onde terminamos”, concluiu.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Emília-Romanha, diretamente de Ímola, com o jornalista Rodrigo França.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.