Charles Leclerc, piloto da Ferrari, assumiu a responsabilidade pela problemática parada nos boxes na primeira volta do Grande Prêmio da Holanda. Uma chuva intensa no final da primeira volta fez com que alguns pilotos, incluindo Leclerc e Sergio Perez, entrassem nos boxes para trocar para pneus intermediários. No entanto, a equipe da Ferrari não estava preparada para a parada inesperada de Leclerc, que chegou com danos na asa dianteira após um contato.
Leclerc explicou que a decisão de entrar nos boxes foi tomada por ele no último momento. “Eu [tomei a decisão de parar] na última curva, então foi muito tarde”, disse Leclerc à imprensa. Ele acreditava que, mesmo perdendo cinco ou seis segundos com a parada nos boxes, conseguiria recuperar o tempo perdido facilmente durante uma volta. Embora Leclerc tenha reconhecido que a equipe poderia ter otimizado melhor a situação, ele defendeu sua decisão, dada a dificuldade das condições da pista, que mudavam constantemente de molhada para seca.
Infelizmente, Leclerc acabou se retirando da corrida em Zandvoort devido aos danos significativos no SF-23, mas reconheceu que a parada lenta nos boxes foi sua responsabilidade.