Charles Leclerc largará em sétimo no grid do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. O desempenho abaixo do esperado foi uma estratégica feita por ele mesmo durante a classificação.
O piloto da Ferrari optou por fazer apenas uma tentativa no Q3 com pneus macios, enquanto todos os outros pilotos à sua frente fizeram duas voltas. A ideia de Leclerc era preservar mais pneus para a corrida de domingo, já que a expectativa é de uma corrida com duas paradas.
Após ser superado por seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, que largará em quinto, o monegasco deixou claro que a responsabilidade foi toda sua: “Acho que sempre é mais fácil com dois jogos de pneus no Q3, e o quanto eu teria ganhado com isso, não sei. Mas assumo total responsabilidade pelo que aconteceu na classificação, foi uma escolha minha.”
“No Q3, decidi sair no meio da sessão, mesmo com a equipe me pressionando para sair no final. Ainda assim, quis manter um plano B, caso a primeira volta tivesse algum erro, queria a chance de tentar uma segunda,” acrescentou.
“Então, essa decisão foi minha. Fizemos essas escolhas para ter pneus melhores na corrida. Se tivermos uma corrida ruim, vou ter que assumir a responsabilidade por um fim de semana ruim. Se der certo, fico feliz em receber o mérito por ter insistido nesse caminho, mas só o tempo vai dizer,” completou.
“Obviamente, o P7 está abaixo das nossas expectativas. Mesmo com as escolhas que fiz na classificação, esperava estar um pouco mais à frente, mas é isso. A escolha foi feita,” concluiu.