Charles Leclerc optou por não trocar asa dianteira danificada durante o Grande Prêmio da China de Fórmula 1, apesar do dano na peça ter gerado perda no desempenho de seu carro.
Ao contornar a curva 1, o monegasco se viu compartilhando o mesmo pedaço de asfalto que seu companheiro de Ferrari, Lewis Hamilton, atingindo a traseira do carro do britânico com sua asa dianteira. Apesar de sofrer uma perda significativa de performance, Leclerc continuou com a asa danificada durante toda a prova.
“Claro, estamos falando de uma grande perda no meu carro. Com certeza havia potencial para fazer muito mais. Não queríamos perder os oito segundos no pit stop para trocar a asa dianteira porque então eu precisaria ultrapassar muitos carros”, analisou Leclerc.
O motivo foi a posição na pista, já que os primeiros colocados optaram por uma estratégia de parada única e uma ida inesperada aos boxes poderia afastar de vez o monegasco de um bom resultado.
“Estávamos muito fracos na Curva 12, então isso estava nos deixando muito vulneráveis com os carros atrás. Foi muito, muito difícil fazer qualquer ultrapassagem porque no caminho para a Curva 14 estávamos muito longe. Então, eu não queria correr esse risco. Eu só queria manter a posição na pista até lá e tentar maximizar o resultado”, finalizou Leclerc.
Apesar do esforço extra, que culminou com a quinta colocação para Leclerc, o piloto acabou sendo desclassificado devido ao seu carro ter sido flagrado com peso mínimo permitido pelo regulamento da categoria, conforme indicado na inspeção pós-corrida.
Em um documento divulgado pelo delegado técnico da FIA, Jo Bauer, foi explicado que o carro de Leclerc pesava exatamente 800kg após retornar aos pits, o peso mínimo requerido sob regulamento.
Dado o dano em sua asa dianteira, o SF-29 do competidor mais uma vez foi pesado com a placa recuperada e, na sequência, uma asa dianteira extra oficial, aumentando o peso total para 800,5 kg. Quando o combustível foi tirado do carro de Charles, com 2L serem removidos, caiu para o peso de 799kg, abaixo do mínimo requerido.