F1: Leclerc admite dificuldade para identificar problemas nos carros de 2026

Charles Leclerc acredita que a complexidade dos carros de Fórmula 1 de 2026 dificulta a compreensão exata dos problemas enfrentados pelos pilotos e de como solucioná-los. Para o monegasco, existem tantas variáveis envolvidas que identificar a origem da perda de desempenho não é mais algo tão simples.

Leclerc começou a temporada com pódios na Austrália e no Japão, mas logo as dificuldades começaram a aparecer. No GP do Canadá, chegou a classificar a prova como uma das piores de sua carreira, principalmente pelos problemas com os freios. A situação só melhorou no GP da Inglaterra, quando ele conquistou sua primeira vitória desde 2024. Na Bélgica, ele voltou ao pódio com a segunda colocação.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.
F1: Leclerc admite dificuldade para identificar problemas nos carros de 2026
Foto: Ferrari

Segundo o piloto, os novos carros, que exigem um estilo de pilotagem diferente dos antigos de efeito solo, tornaram mais difícil identificar onde está o problema apenas observando os dados: “Acho que depende da unidade de potência e da forma como tudo é configurado, e é por isso que é tão difícil com esses carros”, disse Leclerc.

“Há tantas variáveis que não é como no passado, quando você podia olhar os dados e dizer: ‘É aqui claramente que estou perdendo, é aqui claramente que preciso mudar na minha pilotagem.'”

O piloto da Ferrari explicou que até mesmo uma mudança em seu estilo de condução pode ter efeito negativo caso não esteja alinhada com a programação do carro. “Se você muda sua pilotagem, mas a programação está indo na direção oposta, você acaba ficando muito pior do que estava no início, então há muitas variáveis diferentes.”

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Leclerc também citou suas dificuldades em Montreal e Mônaco, destacando a importância de manter a mente aberta diante das mudanças necessárias para recuperar o desempenho: “Você tem que ter a mente aberta, e eu vi isso. Comecei a temporada me sentindo à vontade com o carro, e muito forte, mas em Montreal e Mônaco, tive muitas dificuldades, e então as coisas voltaram depois que mudamos algumas coisas.”

“Mas não acho que seja tão preto no branco com esses carros. Há muitas variáveis diferentes, e entender a implicação completa quando você está um pouco fora do ritmo é mais difícil do que parece. Não concordo que ser particularmente agressivo com esses carros funcione, pelo menos não com os nossos carros, mas pode funcionar com outro carro”, finalizou o monegasco.