O neozelandês Liam Lawson, que foi anunciado como substituto de Daniel Ricciardo para o restante da temporada 2024 de Fórmula 1 na equipe RB, enfrentará uma dura penalidade logo em sua primeira corrida, no GP dos EUA em 20 de outubro. De acordo com Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, Lawson receberá uma punição de dez posições no grid, devido a uma troca de motor que será realizada pela equipe na corrida em Austin.
“A primeira corrida, acredito, não será muito relevante porque ele (Lawson) terá uma penalidade de motor. Dez posições no grid, o que não vai facilitar sua vida em Austin”, afirmou Marko ao site Motorsport-total.
Lawson, que já fez sua estreia na Fórmula 1 em 2023 substituindo Ricciardo, após o australiano fraturar a mão esquerda no TL2 do GP da Holanda, terá uma difícil tarefa em Austin, mas o jovem piloto não parece desanimado. Ele comentou que seu sonho de correr na F1 está se realizando, embora lamente a situação de Ricciardo.
O neozelandês impressionou em suas primeiras cinco corridas na categoria no ano passado, demonstrando potencial e sendo bem avaliado pela equipe. Agora, ele terá a oportunidade de completar a temporada ao lado de Yuki Tsunoda, mas começará o desafio com um revés significativo em termos de posicionamento no grid no Circuito das Américas.