Liam Lawson terá uma corrida difícil no GP da Austrália de Fórmula 1, largando da 18ª posição após ser eliminado no Q1. O novo piloto da Red Bull Racing enfrentou problemas mecânicos durante o terceiro treino livre, perdendo grande parte da sessão, e cometeu um erro na sessão de classificação.
Com isso, Lawson vai largar apenas na 18ª posição na corrida de domingo em Melbourne. Embora a equipe tenha conseguido preparar o RB21 a tempo para a sessão de classificação depois do problema no TL3, Lawson abriu muito na curva 3 em sua volta rápida, o que acabou comprometendo a volta e resultou no P18, enquanto seu companheiro de equipe, Max Verstappen vai largar em P3.
Após a eliminação ainda no Q1, Lawson afirmou: “Esperávamos que o início da sessão de classificação fosse difícil. Para ser honesto, as primeiras voltas eram esperadas para serem ruins, e então estávamos apenas planejando construir ao longo da sessão. Mas obviamente, escapar naquela segunda volta colocou tudo fora de ordem. E então a última volta foi boa, honestamente, apenas até o último setor, onde tive uma grande perda de tempo. Perder o TL3 obviamente não ajudou em nada disso, mas eu não deveria estar saindo no Q1”.
Lawson disse que estava em bom ritmo antes do erro. “Antes da curva 9, eu estava cerca de meio segundo à frente. Eu já tinha tido um susto nas curvas 9 e 10. Acho que os pneus já estavam começando a acabar ali, então isso é algo com que temos lutado neste fim de semana e que não analisamos no TL3. Eu realmente não fiz muitas voltas com muito combustível. Acho que sentimos que encontramos melhorias com o carro, independentemente disso. Obviamente, Max está em uma posição muito boa, então definitivamente demos um passo à frente”, disse ele.
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, já havia destacado as dificuldades para Lawson antes da sessão de classificação: “Para Lawson, no entanto, é extremamente difícil porque ele não pôde testar as mudanças que fizemos no carro (no TL3). Ele terá que confiar inteiramente no acerto de Max”, disse Marko.
Lawson espera que a chuva prevista para a corrida de domingo crie oportunidades para ele se recuperar e buscar um bom resultado. A equipe, apesar dos problemas de Lawson, celebra o progresso do carro e a boa posição de Verstappen no grid.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.