O piloto neozelandês Liam Lawson, afirmou que já sabia há cerca de duas semanas que assumiria o lugar de Daniel Ricciardo na equipe RB já para o próximo GP dos EUA de Fórmula 1, em Austin. Apesar de a notícia ter sido oficializada apenas na quinta-feira (26), Lawson disse que já estava ciente da decisão desde antes das duas últimas corridas.
“Agora parece real, embora eu já soubesse há umas duas semanas”, disse Lawson ao New Zealand Herald. “Até que a notícia seja divulgada, a gente nunca sente que está realmente certo, mas eu não podia contar para ninguém”.
Lawson também afirmou que essa substituição estava em planejamento há algum tempo, com o cumprimento de prazos contratuais sendo um dos fatores decisivos. “Isso estava nos planos há um bom tempo. Eles me disseram há algumas semanas que isso aconteceria e, logo depois, foi confirmado”, disse ele.
O piloto, que substituiu Ricciardo em cinco corridas no ano passado, também comentou que o clima durante o fim de semana do GP de Singapura foi desconfortável, já que sabia o que estava por vir. “Em Singapura foi difícil, pois todos nós sabíamos o que estava prestes a acontecer”, afirmou. “Daniel sempre foi muito bom comigo, nunca senti que estávamos em competição direta”.
Sobre a oportunidade de voltar à Fórmula 1, e dessa vez como piloto titular, Lawson afirmou: “Tenho uma única oportunidade e ela chegou agora. Sou muito grato por isso, e Daniel me disse que eu precisava aproveitar ao máximo”, acrescentou.
Laurent Mekies, chefe da equipe, sugeriu no último domingo que a corrida em Singapura poderia ter sido a última de Ricciardo na temporada. Lawson expressou respeito pela forma como o australiano lidou com a situação. “É algo que eu não consigo imaginar, porque ele é muito mais famoso e recebe muito mais perguntas. Mas ele conseguiu lidar muito bem com tudo isso”, encerrou o novo piloto da equipe RB.