Liam Lawson, novo piloto titular da Red Bull Racing, encara a oportunidade de ser companheiro de equipe de Max Verstappen como uma chance de aprendizado, e não como um desafio direto. Contrariando a expectativa de uma rivalidade imediata, o piloto neozelandês destaca a importância de ter acesso aos dados do tetracampeão, para seu próprio desenvolvimento na Fórmula 1.
Em declarações no podcast ‘Beyond the Grid’, Lawson afirmou que não pretende se comparar diretamente a Verstappen, especialmente considerando sua posição de novato na equipe. “Você não pode olhar para isso dessa forma. Se eu chegar pensando que estou competindo contra ele, obviamente estamos todos competindo uns contra os outros, estou muito consciente disso, mas na minha posição, entrando efetivamente como um novato, chegando à pista sem nunca ter feito uma temporada completa…”, disse Lawson.
O piloto que participou de onze GPs até o momento, sempre como piloto substituto na Racing Bulls, destacou a evolução de Verstappen ao longo dos anos e a oportunidade única de aprender com o melhor piloto da atualidade. “Se eu olhar para Max dez anos atrás e como ele está agora, ele evoluiu muito. É mais a oportunidade de tê-lo como companheiro de equipe para aprender. Para o meu crescimento na Fórmula 1, estamos sempre aprendendo. Realmente não há ninguém melhor para aprender, ele é literalmente o melhor do momento na categoria”, acrescentou.
Lawson também mencionou um teste realizado com Verstappen em Silverstone no ano passado, onde pôde comparar diretamente seus dados com os do holandês. “Para poder ver tudo. Fizemos um teste no ano passado como uma comparação juntos em Silverstone e foi apenas uma volta cada, mas esses dados eu levei para casa e tive o ano todo porque foi a primeira vez que pude me comparar diretamente com ele e ver exatamente o que ele faz como piloto. Embora tenha sido apenas uma volta, foi importante ter isso. Agora eu tenho esses dados em todas as sessões deste ano”, completou Lawson.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.