F1: Kush Maini é confirmado como piloto reserva da Alpine para temporada 2025

A equipe Alpine anunciou nesta segunda-feira (10) que o piloto indiano Kush Maini terá um papel ampliado dentro da estrutura da equipe para a temporada 2025 da Fórmula 1. Maini, que já fazia parte da Academia Alpine desde outubro de 2023, agora também assume oficialmente a função de piloto reserva e de testes da equipe francesa.

Em sua nova função, Kush Maini será responsável por ajudar no desenvolvimento do carro da Alpine por meio do simulador localizado em Enstone, além de participar ativamente do Programa de Testes com Carros Anteriores (TPC), onde terá a oportunidade de guiar monopostos recentes da Fórmula 1. Dessa forma, a Alpine busca aumentar a experiência do jovem piloto, visando tanto seu desenvolvimento pessoal quanto técnico.

O piloto de 24 anos, natural de Karnataka, na Índia, estreou pela Academia Alpine em 2024, demonstrando grande potencial logo em seu primeiro ano como integrante do programa de jovens pilotos. Kush competiu no campeonato da FIA Fórmula 2 no ano passado e obteve resultados expressivos, incluindo cinco pódios e uma vitória importante no circuito de Hungaroring, durante a etapa da Hungria.

Para 2025, além de exercer as novas funções junto à equipe de F1, Maini também seguirá competindo na Fórmula 2, onde defenderá as cores da equipe DAMS. A categoria inicia seu calendário de provas já neste fim de semana, acompanhando a abertura da temporada da Fórmula 1 com o GP da Austrália, disputado no circuito de Albert Park, em Melbourne.

Após a confirmação do novo cargo, Kush Maini demonstrou entusiasmo com a oportunidade oferecida pela Alpine e destacou sua gratidão ao apoio que vem recebendo dentro da equipe desde o início de sua jornada na academia de jovens pilotos.

“Estou muito feliz por ter a oportunidade de ampliar meu papel como piloto reserva e de testes da Alpine para esta temporada. Desde que me juntei à Academia Alpine no ano passado, fui muito bem recebido por todos na equipe. Sou muito grato a Flavio e Oliver pelo suporte constante que me deram. Agora, mal posso esperar para aproveitar mais tempo guiando carros de Fórmula 1 e seguir aprendendo ainda mais com a equipe”, comentou Maini.

Apesar da empolgação com a nova função, o piloto indiano afirmou que mantém seu foco principal voltado para a disputa do seu terceiro ano consecutivo na Fórmula 2, especialmente na etapa de abertura que ocorre nesta semana na Austrália.

Julian Rouse, diretor da Academia Alpine, também comentou sobre o anúncio e revelou grande expectativa pelo desempenho de Maini ao longo desta temporada. O dirigente destacou que o indiano mostrou talento desde suas primeiras aparições em atividades organizadas pela Alpine, justificando plenamente a expansão de seu papel dentro da equipe.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar que Kush terá uma responsabilidade ampliada conosco, assumindo também a posição de piloto reserva e de testes nesta temporada. Durante os testes com carros anteriores e suas atuações na Fórmula 2, ele impressionou bastante a equipe técnica, e acreditamos que continuará evoluindo muito em 2025”, afirmou Rouse.

O diretor também explicou que a escolha por Kush faz parte de uma estratégia mais ampla da Alpine de ter à disposição um número maior de jovens pilotos capazes de dar suporte imediato à equipe principal, em uma temporada que promete ser bastante movimentada e competitiva.

Com a confirmação de Kush Maini na função de piloto reserva e a promessa de continuidade no desenvolvimento do piloto indiano, a Alpine reforça seu comprometimento com a formação e o fortalecimento de novos talentos visando garantir seu futuro no grid da Fórmula 1.