F1: Kovalainen fará cirurgia cardíaca

O ex-piloto de Fórmula 1, Heikki Kovalainen, passará por uma cirurgia cardíaca em breve. O finlandês de 42 anos foi diagnosticado com um aneurisma da aorta ascendente, condição que afeta as artérias.

Apesar de não apresentar sintomas, Kovalinen optou por interromper suas atividades no automobilismo até se recuperar completamente. Ele se preparava para retornar ao Campeonato Japonês de Rally, onde conquistou o título nas duas últimas temporadas ao lado de Sae Kitagawa.

“Fui diagnosticado com aneurisma da aorta ascendente em um check-up recente, e me disseram que não poderia participar de corridas de Rally devido ao alto risco de ruptura da aorta”, declarou Kovalainen em comunicado.

“Não tenho sintomas e atualmente me sinto bem. Estamos planejando como resolver esse problema. A cirurgia cardíaca aberta é a nossa melhor solução no momento, e estamos nos preparando para isso. Esperamos realizar a operação e iniciar a recuperação o mais rápido possível”, acrescentou.

“Meu objetivo, claro, é retornar ao Campeonato Japonês de Rally com a equipe Rally Team AICELLO. Eu planejava participar por um pouco mais de tempo nas corridas, mas após cuidadosa consideração com minha equipe médica, decidi tentar resolver esse problema primeiro. Peço desculpas a todos os nossos parceiros de equipe e fãs por esse imprevisto, e muito obrigado por todo o incentivo e apoio em relação a isso”, finalizou.

Kovalainen conquistou sua única vitória na Fórmula 1 no GP da Hungria em 2008, durante sua primeira temporada como companheiro de Lewis Hamilton na equipe McLaren.