A estreia de Jack Doohan como piloto titular na Fórmula 1 durou pouco no GP da Austrália. O australiano da Alpine não conseguiu completar nem a primeira volta, perdendo o controle do carro e batendo no muro. Apesar da frustração, o jovem piloto preferiu focar nos pontos positivos e já mira uma recuperação na próxima etapa.
Largando da 14ª posição, Doohan tinha esperanças de um bom desempenho diante de sua torcida. No entanto, um erro logo no início da corrida resultou em seu abandono precoce. “Com certeza, foi um momento difícil quando aconteceu. Mas no esporte as coisas acontecem muito rápido, e já temos outra corrida chegando”, disse Doohan a veículos como F1MANIA.NET. “Foi um fim de semana frustrante, mas também aprendi uma lição. Já assimilei o que aconteceu e há muitos pontos positivos para tirar deste fim de semana. Para mim, eles superam esse lado negativo. Estou ansioso para dar a volta por cima na próxima etapa”.
Mesmo sem concluir a prova, Doohan destacou o bom desempenho no sábado e acredita que o ritmo demonstrado na classificação pode ser um trunfo para as corridas seguintes. “O ritmo estava forte. Acredito que, se tivéssemos completado a volta no Q2, teríamos entrado no Q3 com um tempo na casa de 1min15s alto, o que já nos colocaria em uma posição muito melhor. Acho que um P8 ou P7 era possível. Se, mas e talvez, mas pelo menos sabemos que o carro tem potencial”.
A batida no primeiro giro ainda deixou Doohan com dúvidas sobre o que causou a perda de controle do carro. “Parece que perdi o controle ao mudar da terceira para a quarta marcha. Assim que engatei a quarta, perdi o carro. Preciso entender melhor o que aconteceu, porque não foi nada fora do normal, mas sim parte do processo de aprendizado. Infelizmente, essa lição teve consequências grandes, mas aprendi e vou garantir que isso não aconteça novamente”.
O piloto australiano também sugeriu que um fator externo pode ter influenciado o incidente. “Talvez uma combinação da linha branca e da mudança de marcha. Tivemos um pico de rotação no momento da troca para a quarta marcha, então estamos verificando se tudo estava funcionando corretamente. Talvez um pouco menos de pé direito e um pouco mais de pé esquerdo possa ajudar”, concluiu.
Agora, Doohan tentará se recuperar no GP da China, onde a F1 terá sua primeira Sprint da temporada.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.