O jovem piloto japonês, Ayumu Iwasa, terá a oportunidade de pilotar o carro da Red Bull Racing na primeira sessão de treinos livres para o GP do Bahrein de Fórmula 1. Iwasa, de 23 anos, integra o programa da Red Bull como piloto reserva da Racing Bulls, e vai assumir o carro de Max Verstappen no TL1 no circuito de Sakhir.
Membro do programa de jovens pilotos da Red Bull, Iwasa ascendeu da Fórmula 2 para a Super Fórmula japonesa no ano passado, e atualmente lidera o principal campeonato de monopostos de seu país após duas etapas em 2025. O piloto já participou de sessões de TL1 no Japão e em Abu Dhabi no ano passado pela Racing Bulls, além do teste pós-temporada em Abu Dhabi.
Este próximo final de semana marca sua estreia ao volante do carro da Red Bull Racing, em um momento em que a equipe celebra sua vitória mais recente em Suzuka com a Honda, sua parceira de motores que se despedirá ao final do ano. Iwasa faz parte do Honda Formula Dream Project, e o presidente da Honda Racing Corporation, Koji Watanabe, expressou sua satisfação em ver o piloto japonês receber essa oportunidade na Red Bull.
“Nós esperamos que Iwasa aproveite ao máximo esta valiosa oportunidade de pilotar o carro que venceu o último GP do Japão de Fórmula 1, transformando esses sessenta minutos em um trampolim para o futuro”, afirmou Watanabe.
Para Iwasa, essa experiência representa um passo importante em sua busca por uma vaga de titular na Fórmula 1. Embora a separação entre Red Bull e Honda ao final da atual temporada possa gerar incertezas nesse sentido, um bom desempenho neste TL1 e em outras oportunidades, aliado à sua disputa pelo título da Super Fórmula, pode abrir portas para o jovem piloto no futuro da categoria máxima do automobilismo.
Antes da promoção de Isack Hadjar à Fórmula 1 com a Racing Bulls, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, já havia indicado Iwasa como um piloto a ser observado. “Temos outros pilotos fortes na equipe júnior, como Ayumu Iwasa e Isack Hadjar”, escreveu Marko em sua coluna no Speedweek no final de 2024. “Eles terão a chance de pilotar no dia de testes para jovens pilotos após a final da temporada em Abu Dhabi. Depois disso, veremos o que acontece”, encerrou Marko.