O chefe da Red Bull Racing, Christian Horner, garantiu que a equipe fornecerá a Yuki Tsunoda um acerto de carro mais ‘inspirador de confiança’ para correr ao lado de Max Verstappen. A mudança visa auxiliar o piloto japonês, que assumiu o lugar de Liam Lawson após apenas duas etapas na temporada 2025 da Fórmula 1, antes do Grande Prêmio do Japão.
Lawson se junta a uma longa lista de companheiros de equipe que tiveram dificuldades em igualar o tetracampeão Verstappen na Red Bull, incluindo Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Alex Albon e, mais recentemente, Sergio Perez.
Albon já descreveu como o acerto extremamente preciso e agressivo de Verstappen pode deixar outros pilotos tensos, lutando para alcançar o nível do holandês. Reconhecendo essa dificuldade, Horner se comprometeu a oferecer a Tsunoda um acerto mais amigável, ainda que potencialmente mais lento, para o RB21.
“Temos que fornecer um acerto diferente”, disse Horner à Sky Sports F1, ao ser questionado se o estilo de pilotagem de Tsunoda complementava o de Verstappen. “A habilidade de Max de extrair tempo de volta do carro é única, e não vimos outro piloto capaz de fazer isso da maneira como Max faz.”
“Portanto, você precisa dar um carro mais calmo para quem for o piloto parceiro, para dar uma sensação mais estável e previsível. Esse não é necessariamente o carro mais rápido, mas é definitivamente um carro que inspira mais confiança para qualquer piloto que estiver no segundo carro”, afirmou Horner.
Na corrida do último final de semana no Japão, Tsunoda não conseguiu marcar pontos, cruzando a linha de chegada apenas na 12ª posição, enquanto Verstappen venceu o GP. A expectativa é que um acerto mais adaptado ao seu estilo possa contribuir para melhores resultados nas próximas etapas.