F1: Horner prevê impacto relevante com nova regra sobre flexibilidade das asas

O chefe da Red Bull Racing, Christian Horner, acredita que a nova regulamentação sobre a flexibilidade dos aerofólios dianteiros, poderá gerar mudanças significativas no desempenho das equipes na sequência da temporada 2025 da Fórmula 1.

A partir do GP da Espanha, nona etapa do campeonato, a FIA reduzirá o limite máximo de flexibilidade permitido de 15mm para 10mm. A medida foi tomada após polêmicas envolvendo ganhos aerodinâmicos por meio dessa tecnologia, especialmente depois que a McLaren obteve vantagem visível ao utilizá-la em circuitos como o do Azerbaijão, onde Oscar Piastri conquistou a vitória.

“Com certeza isso vai ter um efeito”, disse Horner para a imprensa. “O quanto isso vai afetar seus concorrentes em comparação com o seu próprio carro é difícil de prever, mas definitivamente é uma mudança significativa, não apenas um pequeno ajuste. Vai impactar todos os carros, a questão é em que grau.”

A expectativa da Red Bull é que a mudança regulatória ajude a equilibrar o campeonato, atualmente dominado pela McLaren, que se destaca tanto pelo desempenho aerodinâmico quanto pela gestão de pneus. Horner reconhece a força da concorrente, mas mantém otimismo.

“É um campeonato com 24 corridas, ainda tem muito caminho pela frente. Eles (McLaren) estão incrivelmente fortes neste momento, mas as coisas podem mudar. Precisamos começar a reduzir a diferença nas próximas provas”, afirmou.

Apesar da superioridade da McLaren até o momento, Horner vê evolução no RB21, especialmente após as atualizações aplicadas nos GPs do Bahrein e de Miami, este último com um novo assoalho no carro de Max Verstappen.

“Não acho que haja um momento ‘Eureka’, mas se observarmos nosso ritmo de corrida e a degradação dos pneus, fomos iguais ou até levemente melhores que a McLaren. As diferenças recentes parecem mais ligadas às características do circuito do que a grandes mudanças nos carros. Os problemas de freio que enfrentamos agravaram isso, porque acabamos perdendo o controle térmico do carro como um todo”, finalizou Horner.

Com a introdução da nova regra e a expectativa de ajustes por parte das equipes, o cenário da temporada 2025 pode passar por alterações importantes nas próximas etapas.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.