O GP da Espanha de Fórmula 1 teve uma relargada conturbada após o período de safety car, e Max Verstappen acabou punido com dez segundos e três pontos em sua superlicença após um toque com George Russell da Mercedes. Mesmo que os comissários não tenham exigido a devolução de posição ao britânico da Mercedes, a Red Bull Racing optou por orientar o piloto a fazê-lo, decisão que segundo Christian Horner, teve como base a interpretação de episódios recentes.
“Tomamos a decisão de parar sob o safety car e colocamos pneus duros, pois estávamos comprometidos com uma estratégia de três paradas”, afirmou Horner. “Na relargada, Max teve uma saída de traseira, e (Charles) Leclerc emparelhou com ele e parece que o Max se moveu para a esquerda, o que também está sendo analisado pelos comissários. Aí George tentou se aproveitar disso na curva 1 e foi algo muito próximo.”
Mesmo sem uma exigência formal da direção de prova para que Verstappen devolvesse a posição, a Red Bull preferiu agir de forma preventiva. “Com base em experiências recentes, sabemos que essas situações são subjetivas. Pedimos orientação à FIA, mas não houve resposta. Vimos que o incidente estava sob investigação e parecia que uma punição viria. Então, demos a instrução para devolver a posição”, explicou o chefe da equipe. “Max ficou irritado, sentiu que não havia espaço e que o George também não tinha total controle do carro.”
Durante a tentativa de devolver a posição, Verstappen e Russell acabaram colidindo na curva 5, o que culminou na punição ao piloto holandês. “Depois da conversa com o engenheiro, ele decidiu devolver a posição. Na curva 5 houve o toque entre os dois. Ainda não consegui conversar com o Max, mas os comissários entenderam que ele causou a colisão. Foi frustrante, porque tínhamos carro para estar no pódio, e saímos com apenas um ponto”, acrescentou, sem citar o fato que as imagens mostram claramente Verstappen jogando o carro para cima de Russell.
Com os três pontos recebidos em sua superlicença, Verstappen está agora a apenas um ponta da suspensão automática de uma corrida. Sobre essa situação, Horner comentou: “Você nunca pode garantir nada. Ele só precisa manter o nariz limpo nas próximas corridas. Os primeiros pontos vencem no fim de junho”, completou o chefe da Red Bull.