F1: Horner fala sobre possíveis adversários de Verstappen em 2024

Christian Horner sabe que 2023 foi um ano único para a Red Bull, que venceu 21 das 22 corridas da temporada de Fórmula 1. O chefe da equipe falou sobre as expectativas para o próximo campeonato, revelando que Max Verstappen terá mais oposição.

Com a ampla vantagem sobre os demais times em 2023, a Red Bull pôde focar no RB20 logo no meio do ano. “Todas as áreas do carro foram reavaliadas. Não podemos nos acomodar”, afirmou Horner ao Speedcafe.com.

O chefe da equipe disse que o novo carro é uma evolução do anterior, e que a Red Bull não está ‘reinventando a roda’. Afinal, o que eles têm feito nos últimos anos tem funcionado. Mas justamente por isso, Horner espera que os adversários estejam mais próximos na atual temporada. “Acho que os carros vão se parecer mais com o RB19, porque é inevitável que as equipes se inspirem nele”, acrescentou o britânico de 50 anos.

Horner não acredita em uma repetição do domínio avassalador de 2023. “Não vamos repetir o ano passado. Com certeza 2023 ficará na história como um ano único”, afirmou. Mas quem ele vê como principais oponentes da Red Bull? McLaren, Ferrari e Mercedes ainda figuram no radar, mas uma surpresa surge na lista: a Aston Martin.

“A Mercedes tem grande força e profundidade. Eles passaram por um período difícil, mas têm grandes pilotos, e em algum momento, você precisa supor que eles vão se encontrar. A McLaren teve um ótimo final de ano, e a Ferrari mostrou flashes de verdadeiro potencial”, analisou Horner.

Mas o ponto alto do comentário de Horner é o destaque para a Aston Martin, principalmente devido ao desempenho sensacional de Fernando Alonso na primeira metade da temporada passada. “Eles deram um grande passo no início do ano, mas realmente caíram de rendimento na segunda metade. Tenho certeza que estão tentando entender por que isso aconteceu”, disse sobre o time de Lawrence Stroll.

“Eles têm grandes instalações, muitos recursos e recrutaram muito talento. E Fernando foi brilhante no ano passado. Ele pilotou fantasticamente bem. Para um cara de 42 anos, eu achei ele excepcional”, concluiu Horner.

A análise de Horner revela um cenário que pode ser dinâmico para a F1 em 2024. O fim do domínio da Red Bull parece certo que irá acontecer em algum momento, e a disputa pelo título promete ser intensa, com novos e antigos concorrentes surgindo como ameaças para o atual reinado de Max Verstappen.