F1: Horner fala sobre boatos de desejo da Red Bull em atrasar regulamento de 2026

Rumores recentes implicam em um retorno dos motores V10 na Fórmula 1. Entretanto, para dirigentes como Christian Horner, na verdade as equipes estão focadas em desenvolver as unidades de potência do regulamento da temporada 2026.

Alguns dias após o lançamento coletivo da F1 em Londres, o presidente da FIA Mohammed Ben Sualyen fez uma postagem em suas redes sociais levantando uma possibilidade sobre o retorno dos antigos motores à categoria.

E com os boatos de uma vontade dos V10, especulações indicavam, inclusive, que a Red Bull estaria forçando para um atraso na aplicação do novo regulamento do próximo ano. Mas Nikolas Tombazis, responsável pelos fórmula da FIA, falou à ESPN na China que “certamente, o progresso com combustíveis sustentáveis ​​levou à visão de que talvez os motores pudessem ser mais simples. A economia mundial leva a visões de que talvez devêssemos tentar cortar custos um pouco mais, e as unidades de energia atuais são muito caras, isso é um fato.”

“Gostaríamos que fossem mais baratos. E é por isso que o presidente fez os comentários sobre um motor V10 em 28 e assim por diante. E isso é algo que estamos avaliando para 29 ou o que for com os fabricantes de unidades de potência. E estamos discutindo abertamente com eles a melhor direção para o esporte”, seguiu.

“A proposta não tem muito a ver com 2026, o foco é o que fazemos a longo prazo. O que quero dizer no começo sobre 2026 é que, de qualquer forma, se mantivermos os regulamentos atuais ou se fizermos os novos regulamentos já aprovados, acho que a Fórmula 1 estaria em um bom lugar de qualquer maneira. Não quero que seja visto como algo como OK, estamos entrando em pânico sobre 2026, porque isso está longe da realidade”, acrescentou.

Já Horner, quando questionado sobre os comentários, destacou que o comprometimento já foi tomado por todas as partes. “Eu ficaria muito surpreso. Já passou muito da hora. Há uma governança, há um processo, há regras em vigor. E, obviamente, nos motores, um grande compromisso foi feito”, disse.

“Mas há muita conversa sobre o futuro, motores para o futuro e acho que precisa haver um plano de jogo mais cedo ou mais tarde sobre como será esse roteiro, não apenas para o próximo ano, mas para os próximos dez anos da Fórmula 1. Acho, como mencionei em uma coletiva de imprensa outro dia, acho que a Cinderela já foi embora e já são mais de meia-noite”, acrescentou.

🎥 Vídeos mais recente