F1: Horner explica estratégia da Red Bull ao manter Verstappen na pista na chuva

O GP da Austrália proporcionou um início eletrizante para a temporada 2025 da Fórmula 1, com mudanças climáticas drásticas, acidentes e decisões estratégicas ousadas. Uma das escolhas mais arriscadas foi a da Red Bull, que manteve Max Verstappen na pista por duas voltas com pneus slicks enquanto diversos pilotos já haviam trocado para intermediários. O chefe da equipe, Christian Horner, detalhou essa decisão após a corrida.

Durante um encontro com a imprensa na área de hospitalidade da Red Bull, Horner analisou os acontecimentos da prova com dados em mãos, destacando os desafios da estratégia adotada. Ele apontou que a escolha de manter Verstappen na pista sem trocar os pneus imediatamente foi baseada na análise dos tempos de volta e na expectativa de que a chuva não duraria muito.

“A primeira e a segunda setores ainda estavam mais rápidos, mas no terceiro setor estávamos perdendo muito tempo. Sabíamos que a chuva não ficaria por muito tempo e a posição de pista aqui é crucial, porque simplesmente não dá para ultrapassar”, explicou Horner, apontando para os números no relatório de telemetria.

Segundo o chefe da Red Bull, a equipe estava apostando alto em uma possível vantagem estratégica. “Estávamos jogando com a sorte um pouco. A McLaren foi muito conservadora, ambos os pilotos tiveram momentos difíceis na pista. Se a chuva tivesse se afastado um pouco antes, a história poderia ter sido diferente”, acrescentou.

A decisão de manter Verstappen na pista por mais tempo, porém, poderia ter se tornado um grande erro. Horner destacou a delicada comunicação entre piloto e equipe nesses momentos de incerteza. “É sempre aquele momento crítico em que as coisas podem dar muito errado muito rápido. Há um dinamismo entre o pit wall e o piloto para tomar a decisão: vamos continuar ou está perigoso demais? O circuito estava rápido o suficiente para ganhar nos setores um e dois, mas perder no terceiro? Esse foi o dilema.”

Quando questionado se acreditava que Verstappen poderia ter vencido a corrida com uma volta extra, Horner manteve a cautela. “Você nunca sabe. Eles tinham combustível suficiente para mais cinco voltas, levando em conta os safety cars. Mas o que aconteceu, aconteceu. Achei que se o Max tivesse uma oportunidade, ele ia arriscar tudo, e acho que o Lando [Norris] sabia disso também.”

Por sua vez, Verstappen também foi questionado sobre a possibilidade de vencer com mais uma volta. “Fiz o meu melhor, tentei estar perto e colocar um pouco de pressão, mas é muito difícil ultrapassar aqui. Só havia uma linha seca. Mesmo que eu tivesse conseguido um bom posicionamento na curva 9, eu teria que ir para a parte molhada, então não dava para fazer muita coisa. Mas pelo menos foi emocionante e deve ter sido bonito de assistir na TV.”

Agora, a Fórmula 1 se prepara para o GP da China, onde a Red Bull tentará corrigir os problemas que enfrentou na Austrália e desafiar a McLaren pelo topo do grid.

O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente