Max Verstappen vai largar na primeira fila no GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, após garantir a segunda colocação no grid de largada neste sábado. O piloto da Red Bull Racing elogiou os avanços feitos pela equipe desde os treinos de sexta-feira, mas apontou dificuldades com os pneus e destacou o desafio que deve vir da McLaren na corrida.
“Antes de mais nada, o mais importante é que Yuki está bem, especialmente depois de um acidente como aquele”, disse Verstappen. “Conquistar o segundo lugar foi um bom resultado no geral. Melhoramos bastante em relação a ontem, o carro estava bem mais agradável de pilotar. Fizemos um bom trabalho à noite e conseguimos avanços positivos.”
O holandês afirmou que o comportamento dos pneus foi um fator limitante na performance. “Os pneus superaqueceram mais do que gostaríamos. Era a primeira vez que usávamos esse composto (C6), que estava um pouco macio demais para nós. Conforme ganhávamos velocidade, eles esquentavam demais, e isso nos impediu de otimizar o desempenho. Mas é um bom começo e estou satisfeito em largar na primeira fila. A corrida será outra história, porque a McLaren é forte em ritmo de prova e sabe controlar bem os pneus. Vamos focar em extrair o máximo do carro e buscar um bom resultado”, concluiu.
Do outro lado da garagem, Yuki Tsunoda teve um sábado difícil. O japonês se envolveu em um forte acidente durante a sessão de classificação, abandonando sem marcar tempo.
“Felizmente estou bem fisicamente, me sinto bem. Fizemos várias mudanças no carro entre o TL3 e a sessão de classificação. Eu exagerei, forcei demais na volta, peguei muito na zebra e perdi o carro. É frustrante e, infelizmente, foi um erro estúpido que gerou muito trabalho para os mecânicos. O carro estava rápido antes, sei o que deu errado, e é uma situação chata. Peço desculpas à equipe. Vamos avaliar os danos e espero que o carro esteja pronto para a corrida”, acrescentou.
O chefe da equipe, Christian Horner, lamentou o acidente de Tsunoda, mas elogiou o desempenho de Verstappen. “Foi uma sessão de classificação emocionante para Max, mais uma grande atuação. Acho que falo isso toda semana. Ele ficou muito próximo da pole, uma margem mínima. Largar na frente no grid nos coloca em uma boa posição para amanhã. Sobre o outro lado da garagem, sim, foi um grande acidente para Yuki, mas o mais importante é que ele está bem. Carro a gente conserta, embora haja muito trabalho pela frente para os mecânicos. Ele pegou demais na zebra à esquerda, e acabou perdendo o controle. O mais importante é que ele saiu ileso”, completou Horner.