A Red Bull Racing justificou sua decisão de substituir Liam Lawson por Yuki Tsunoda, argumentando que o piloto japonês será ‘benéfico’ no desenvolvimento do carro para a temporada 2025 da Fórmula 1, o RB21.
Nesta quinta-feira (27), a equipe anunciou a troca, antes da corrida em casa de Tsunoda no GP do Japão em 06 de abril. Apesar de um início difícil para Lawson, sem marcar pontos e três eliminações no Q1, a Red Bull tomou uma decisão extremamente rápida, trocando o piloto após apenas duas corridas.
Lawson foi escolhido em detrimento de Tsunoda para a atual temporada, mas a equipe acredita que o neozelandês teve dificuldades com a estreita janela de desempenho do RB21. Com ambos os campeonatos em jogo, a Red Bull optou pela experiência de Tsunoda para ajudar no desenvolvimento do carro.
“Foi difícil ver Liam lutar com o RB21 nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomamos a decisão coletiva de fazer uma troca antecipada”, afirmou Christian Horner, chefe da equipe. “Entramos na temporada de 2025 com duas ambições: manter o título de pilotos e recuperar o título de construtores, e esta é uma decisão puramente esportiva. Reconhecemos que há muito trabalho a ser feito com o RB21 e a experiência de Yuki será muito benéfica para ajudar a desenvolver o carro atual. Damos as boas-vindas a ele na equipe e estamos ansiosos para vê-lo ao volante do RB21.”
Lawson retorna à Racing Bulls, com sua confiança abalada após duas corridas difíceis na Red Bull Racing. Horner explicou que a equipe tem um ‘dever de cuidado’ com Lawson e, por isso, agiu rapidamente. “Temos o dever de cuidar e desenvolver Liam e, juntos, vimos que após um início tão difícil, faz sentido agir rapidamente para que Liam possa ganhar experiência, enquanto continua sua carreira na F1 com a Racing Bulls, um ambiente e uma equipe que ele conhece muito bem”, concluiu Horner.
Laurent Mekies, chefe da Racing Bulls, afirmou: “Todos aqui na Racing Bulls estão ansiosos para trabalhar duro com Liam para dar a ele o melhor ambiente possível, para brilhar em nosso carro e expressar o talento que todos sabemos que ele tem. Ele se encaixou muito bem no ano passado e mal podemos esperar para nos desafiarmos e crescermos como equipe. Com Isack (Hadjar) tendo começado forte conosco, sabemos que temos uma dupla jovem e forte”, encerrou Mekies.