F1: Horner diz que novo carro da Red Bull não é uma simples evolução do RB19

A Red Bull não vai ficar acomodada com o domínio que teve na Fórmula 1 em 2023. Pelo menos é o que garantiu Christian Horner, chefe da equipe, na apresentação do RB20 na última quinta-feira. O dirigente descartou uma simples evolução do RB19 e destacou inovações para manter a competitividade no grid.

“Há muita inovação no carro, o que sem dúvida será analisado nas próximas semanas”, disse Horner à imprensa. “A criatividade tem sido forte na equipe e você pode ver isso em algumas das soluções que eles encontraram. Não é uma evolução conservadora, há muitas coisas fantásticas neste carro.”

Uma das mudanças que chamou atenção foi a adoção de entradas laterais no estilo ‘overbite’ e ranhuras profundas na tampa do motor, lembrando soluções vistas no Mercedes W14 de 2023. Horner explicou que a escolha se baseia em simulações que indicam ganhos de performance.

“Não é algo tático, é baseado no desempenho e no que estamos vendo em nossas ferramentas de simulação”, acrescentou. “Obviamente, o carro parece visualmente diferente em algumas áreas em relação ao ano passado. Só o cronômetro dirá, mas no mundo virtual não teríamos nos comprometido com esse design se não achássemos que era melhor.”

Apesar do favoritismo para conquistar mais títulos em 2024, Horner reconhece a dificuldade de superar o desempenho do ano passado. “Acho que estabelecer uma meta de vencer todas as corridas seria muito difícil. Conseguimos vencer 21 das 22 provas em 2023 e apenas Singapura escapou, então tecnicamente podemos melhorar, mas logicamente haverá convergência com os regulamentos estáveis.”

O chefe da equipe também destacou que outros times buscaram inspiração no RB19 para seus carros de 2024. “Podemos ver que o RB19, sendo o carro mais bem-sucedido de todos os tempos, influenciou vários outros. Mas sim, há detalhes interessantes em alguns carros que demonstram a criatividade que existe na Fórmula 1, e apesar de serem regulamentos estáveis, ainda há soluções interessantes sendo entregues por outros”, acrescentou.

Horner finalizou garantindo que o RB20 apresentado não sofrerá grandes mudanças antes dos testes de pré-temporada no Bahrein. “Acho que do jeito que as coisas estão no momento, provavelmente haverá poucas mudanças entre o teste e a primeira corrida. Com o teto de gastos do jeito que está agora, você precisa ser muito mais seletivo em seus gastos e desenvolvimento”, concluiu.