O chefe da Red Bull Racing, Christian Horner, explicou por que Sergio Perez teve um desempenho superior ao de Max Verstappen no GP do Azerbaijão de Fórmula 1. Embora Perez não tenha pontuado devido a um acidente com Carlos Sainz na penúltima volta da corrida quando disputavam o P3, o mexicano mostrou um ritmo forte, sendo mais rápido que o piloto holandês pela primeira vez em uma corrida desde o GP de Miami de 2023.
Horner afirmou que a equipe implementou uma atualização para o carro em Baku, que funcionou melhor para Perez do que para Verstappen. “Checo encontrou um bom ritmo e configuração. O carro dele estava muito rápido”, afirmou Horner em entrevista à Sky Sports. Ele ainda mencionou que algumas mudanças introduzidas no carro de Verstappen não tiveram o efeito desejado, especialmente no gerenciamento dos pneus. “Provavelmente danificamos muito os pneus ao lutar por tanto tempo”, acrescentou.
Perez, que é conhecido por seu excelente desempenho em circuitos de rua e já venceu duas vezes em Baku, conseguiu se manter competitivo contra os líderes, Charles Leclerc e Oscar Piastri. A performance do mexicano reforçou sua fama de ‘Rei das Ruas’, enquanto Verstappen terminou a corrida apenas na quinta posição, e mesmo assim, somente após o abandono de Perez e Sainz que estavam na sua frente.
Apesar do resultado frustrante para ambos os pilotos, Horner destacou a importância de analisar o impacto das mudanças no carro de Verstappen, para garantir que problemas semelhantes não se repitam nas próximas corridas.