Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, comentou sobre a estratégia da Ferrari no GP da Austrália de Fórmula 1, criticando a decisão da equipe italiana de manter seus pilotos na pista com pneus de pista seca, mesmo sob forte chuva. A Ferrari teve um início de temporada difícil, com Charles Leclerc terminando em oitavo e Lewis Hamilton em décimo.
Horner expressou sua opinião sobre a decisão da Ferrari de não parar para trocar os pneus, afirmando: “Parecia que eles estavam arriscando um pouco e provavelmente abortaram no pior momento possível. Não acompanhei o plano de corrida deles de perto. Do muro dos boxes, foi o que pareceu”, continuou Horner.
A Ferrari tentou manter seus pilotos na pista com pneus de pista seca em vez de parar como a maioria das outras equipes. Essa decisão fez com que eles liderassem brevemente a corrida e depois caíssem para trás.
“Sim, quero dizer, naquele momento, parecia uma decisão óbvia. Você sempre tem que reagir ao que está acontecendo ao seu redor. Quando está chovendo forte no pit lane, geralmente é um bom momento para colocar pneus de chuva”, acrescentou Horner sorrindo.
A Red Bull conseguiu tomar as decisões corretas em relação a Max Verstappen, assim como a McLaren com Lando Norris. Embora a Ferrari não tenha sido a única equipe a errar na estratégia, foi a única equipe de ponta a sofrer com isso, já que McLaren, Red Bull e Mercedes tiveram um piloto no pódio.
Com isso, após o GP da Austrália, Leclerc está em oitavo no campeonato de pilotos com quatro pontos, e Hamilton está em décimo com um ponto. A Ferrari está em sétimo no campeonato de construtores com cinco pontos.