O chefe da Red Bull Racing, Christian Horner, expressou sua perplexidade em relação a uma tática utilizada pela McLaren durante o GP do Japão de Fórmula 1, que visava confundir a estratégia de Max Verstappen.
Durante a janela usual de ‘undercut’, com Lando Norris estando atrás do líder Verstappen, a McLaren chamou Norris para os boxes, mas o piloto britânico permaneceu na pista. Pouco depois, foi Oscar Piastri, o terceiro colocado, quem realizou a parada. Essa manobra obrigou a McLaren a efetuar o pit stop de Norris no final da volta 21 para evitar o ‘undercut’ de Piastri. A Red Bull Racing, por sua vez, simplesmente cobriu a estratégia de Norris com Verstappen, que retornou à pista na liderança, apesar de um pit stop ligeiramente mais lento.
Verstappen acabou vencendo a corrida, seguido por Norris e Piastri. Após a prova, Horner manifestou sua estranheza com a chamada inicial da McLaren para Norris. “Ficou claro que, conforme as paradas nos boxes se aproximavam, a McLaren optou por parar Oscar primeiro, mas antes disso, eles fizeram uma chamada falsa com Lando que, para nós, realmente não fazia sentido”, disse Horner à imprensa, sobre a tentativa da McLaren ‘enganar’ a Red Bull. “Porque ele teria saído no tráfego, então mantivemos nossa estratégia e não reagimos ao blefe. Eles então pararam Oscar, e Lando parou na volta seguinte, então era uma questão de cobrir Lando e paramos Max também, mas não tivemos um pit stop totalmente limpo, pois tínhamos uma equipe reserva com dois membros ausentes (por motivos pessoais). Lando chegou perto na saída, mas nunca esteve lado a lado ou algo parecido, e com os pneus duros por cerca de trinta voltas, Max teve o ritmo para cobrir o que quer que a McLaren pudesse nos apresentar”, encerrou o chefe da Red Bull.
Horner também observou a variação de ritmo entre os pilotos da McLaren durante a corrida, com momentos em que Norris parecia rápido e outros em que Piastri se destacava, mas ressaltou a dificuldade geral de ultrapassagem na corrida em Suzuka. A Red Bull, no entanto, manteve sua estratégia firme e garantiu mais uma vitória com Verstappen.