F1: Horner aprovou mudanças no formato Sprint

Nem a poeira da primeira corrida Sprint da temporada 2024 da Fórmula 1 baixou, e a segunda já está chegando. Assim como na China, em Miami os pilotos terão apenas um treino livre antes da sessão de classificação para a corrida Sprint na sexta-feira. A prova curta acontece no sábado de manhã, seguida apenas pela definição do grid para o GP de domingo.

Mas para quem acompanhou de perto a temporada passada, o formato do fim de semana Sprint mudou. A partir deste ano, é possível fazer ajustes nos carros após a corrida Sprint, já que antes a regra do parque fechado entrava em vigor imediatamente após o único treino livre. Uma melhoria significativa, de acordo com Christian Horner, chefe da Red Bull Racing.

“Eu achei melhor, especialmente em relação ao parque fechado, podermos fazer ajustes entre a Sprint e o restante do fim de semana”, disse Horner. “E é positivo que estejamos experimentando coisas novas.”

Uma das principais críticas ao formato anterior da Sprint era a falta de fluidez. Com as mudanças, o ritmo também é diferente. “Na verdade, são como dois meio finais de semana. Então, obviamente, na primeira metade você pode focar na Sprint, mas são apenas oito pontos em disputa. Logo, o GP ainda é o foco principal. Só que agora é possível mexer no carro após a corrida Sprint e isso é um grande avanço”, finalizou Horner.