A Honda atravessa um dos momentos mais difíceis de sua história recente na Fórmula 1, mas garante que não pretende recuar diante dos problemas. Após um início decepcionante da temporada 2026 ao lado da Aston Martin, a fabricante japonesa divulgou uma mensagem de confiança e reforçou seu compromisso com a recuperação.
O começo da nova era dos regulamentos de unidade de potência, tem sido especialmente complicado para a parceria entre Honda e Aston Martin. Depois de sete etapas disputadas, a equipe ocupa as últimas posições do grid e soma apenas um ponto no campeonato.
Além da falta de desempenho, a confiabilidade tem sido um dos principais obstáculos. A Honda enfrenta problemas recorrentes em sua unidade de potência, e seu motor de combustão interna é apontado como o menos competitivo do grid. Como consequência, Fernando Alonso e Lance Stroll já acumulam juntos, oito abandonos nesta temporada.
O único ponto conquistado até agora veio graças à atuação de Alonso no GP de Mônaco. Em uma corrida marcada pela sobrevivência, o espanhol conseguiu levar o carro até a zona de pontuação, garantindo o único resultado positivo da parceria até o momento.
Diante do cenário adverso, o presidente da Honda Racing Corporation, Koji Watanabe, publicou uma mensagem em vídeo nas redes sociais para reconhecer as dificuldades e reafirmar a determinação da empresa em evoluir: “Obrigado pelo apoio contínuo. O início da temporada 2026 tem sido muito desafiador para nós. A posição atual não é onde queremos estar. No entanto, em momentos difíceis, contamos com o espírito de desafio que faz parte do DNA da Honda e da HRC”, afirmou.

Watanabe também lembrou um período complicado enfrentado pela fabricante no passado e destacou que a superação faz parte da cultura da empresa: “Em 2015 também tivemos um início difícil, mas nos tornamos mais fortes porque nunca desistimos. Todos na equipe continuam trabalhando duro para melhorar nossa unidade de potência de 2026”, acrescentou.
O dirigente destacou ainda o fortalecimento da relação com a Aston Martin. Segundo ele, um encontro realizado durante o GP de Barcelona permitiu ampliar a comunicação entre os integrantes das duas organizações e reforçar a confiança mútua. Watanabe afirmou ter aproveitado a oportunidade para conversar diretamente com diversos membros da equipe.
Encerrando sua mensagem, o presidente da HRC reforçou que a recuperação segue sendo o objetivo principal: “Como uma única equipe, continuaremos trabalhando juntos e construindo sobre essa base sólida. Nunca vamos desistir, não importa o que aconteça. Sabemos que os resultados até agora têm sido frustrantes e compartilhamos esse sentimento. No entanto, acreditamos que nosso trabalho duro dará resultado e continuaremos avançando. Continuem nos apoiando e lutando conosco”, completou.
