F1: Hill afirma que Newey “vê o carro todo, por isso é o melhor”

Adrian Newey é considerado o melhor projetista da história da Fórmula 1. Ao longo da carreira, ele conquistou doze campeonatos de construtores e treze de pilotos, com equipes diferentes. O ex-piloto Damon Hill, campeão em 1996 em um carro projetado por Newey na Williams, elogia muito o profissional de 65 anos, que pode estar deixando a Red Bull Racing.

“Todos o chamam de mago da aerodinâmica, e de fato ele é. Mas sua grande habilidade é entender o carro como um todo”, disse Hill, em entrevista ao jornal Gazzetta dello Sport. “Ele tem conhecimento de suspensão, motor, e principalmente, do piloto. Ele avalia tudo e sabe que só considerando todos os aspectos é possível alcançar o melhor resultado.”

Para quem cruza com Newey no grid antes de um GP, é melhor tomar cuidado para não atrapalhá-lo. Assim que percebe algo interessante nos carros da Red Bull ou dos concorrentes, ele anota tudo em seu caderno. Newey sempre teve um olho clínico para detalhes, talvez até mais do que seus colegas de outras equipes. Isso se reflete em seu trabalho, mas também no relacionamento humano.

“Adrian Newey é um ser humano extraordinário”, continuou Hill. “Adorei como ele cuidou de mim no ano do meu campeonato, em 1996. Passamos por muita coisa juntos depois da tragédia de Ayrton (Senna) em Ímola. E no fim das contas, o que o torna único é a atenção pessoal que ele dá. Ele tem uma visão cuidadosa e profunda do que significa ser um piloto guiando um carro de corrida”, completou Hill.