O ex-piloto de Fórmula 1 e ex-comissário da FIA, Johnny Herbert, afirmou que a McLaren ainda não conseguiu transformar sua forte competitividade em resultados consistentes na atual temporada, pelo menos até o momento. Para ele, a equipe de Woking desperdiçou a oportunidade de abrir vantagem na briga pelo campeonato, mesmo tendo um carro muito forte nas primeiras corridas.
Após três etapas do campeonato, Lando Norris e Oscar Piastri somam uma vitória cada, na Austrália e na China, respectivamente, mas acabaram dividindo pontos importantes entre si. Enquanto isso, Max Verstappen, com desempenho dominante no Japão, reduziu a diferença para Norris a apenas um ponto na classificação de pilotos.
“Em certo sentido, sim eles (McLaren) perderam a chance”, disse Herbert em entrevista a um site de apostas. “Como vimos com o Max no ano passado e com o Michael Schumacher em seus melhores tempos, os títulos eram vencidos com o desempenho no início da temporada. Os outros tinham que correr atrás. Já estamos com algumas corridas, e o Norris tem só um ponto de vantagem. Eles não aproveitaram como deveriam.”
Antes do início da atual temporada, Herbert havia apontado Norris como seu favorito ao título. No entanto, o resultado recente em Suzuka recolocou Verstappen na disputa direta. “Nunca descartei Max, não dá para fazer isso. E a Red Bull Racing não está muito atrás, nunca esteve neste ano. É só que a McLaren parece ter uma pequena vantagem agora”, acrescentou.
Mesmo com essas críticas, Herbert acredita que a McLaren ainda pode alcançar grandes resultados ao longo do campeonato. “Diria até que eles têm o melhor pacote. O carro parece funcionar bem em praticamente todos os tipos de pista”, concluiu o ex-piloto.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.