F1: Herbert vê Leclerc como o futuro da Ferrari, não Hamilton

Johnny Herbert, ex-piloto de Fórmula 1 e ex-comissário da FIA, fez duras críticas ao desempenho de Lewis Hamilton na atual temporada, afirmando que o britânico de 40 anos parece ‘realmente perdido’ e que a Ferrari não pode mais contar com ele como pilar da equipe.

Durante o GP da Espanha, Hamilton voltou a demonstrar dificuldades. Foi ultrapassado por Charles Leclerc no início da prova, perdeu posições e terminou apenas em sexto lugar, atrás até mesmo de Nico Hülkenberg, da modesta Sauber. O próprio heptacampeão classificou a corrida como ‘a pior de sua carreira’.

Apesar de alguns bons resultados pontuais, como a vitória na corrida Sprint na China e o terceiro lugar na Sprint em Miami, Hamilton somou apenas dois resultados entre os cinco primeiros nas nove primeiras etapas do campeonato. Atualmente, é o sexto no mundial de pilotos, com 71 pontos, tendo seu primeiro top-5 no GP da Emilia-Romagna.

Para Herbert, o rendimento de Hamilton levanta dúvidas. “Parece que Lewis está perdido, realmente perdido”, disse o ex-piloto. “Não sei se o ritmo bruto que ele sempre teve ainda está lá. Achei que, com sua habilidade natural, conseguiria contornar os problemas do carro, mas ele parece preso num buraco. Não é legal ver isso.”

Herbert fez um paralelo com outros campeões do passado que não conseguiram manter o alto nível após o auge. “Nigel Mansell, depois do título de 1992, foi para os EUA (na Indy), voltou e não funcionava mais. Michael Schumacher também não era o mesmo após seu retorno. Todo piloto tem seu auge e o fim dele”, afirmou.

Além da queda de rendimento, a sintonia com o engenheiro Riccardo Adami também é motivo de preocupação. “Houve decisões ruins de estratégia e falhas de comunicação. Hamilton não tem sinergia com seu engenheiro e não encontrou uma zona de conforto desde a vitória na corrida Sprint na China”, acrescentou Herbert.

Para o ex-piloto, a diferença entre Hamilton e Charles Leclerc é clara e crescente. “Os grandes nomes, no auge, tiram o máximo do carro. Max Verstappen está fazendo isso agora. Hamilton simplesmente não consegue mais. E ele não vai entender o porquê, porque vai sentir que deveria ser capaz. Mas Leclerc está superando ele com o mesmo equipamento”.

Na visão de Herbert, Leclerc é quem representa o futuro da Scuderia: “Ele está em crescimento e no controle do futuro da Ferrari. É nele que a equipe pode confiar. Não em Hamilton. É horrível dizer isso, mas é a verdade”, completou o ex-piloto.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.