F1: Herbert critica McLaren por estratégia errada que pode comprometer título

O ex-piloto de Fórmula 1 e também ex-comissário a FIA, Johnny Herbert, fez duras críticas à McLaren após o GP do Japão, afirmando que as decisões estratégicas da equipe ‘prejudicaram suas esperanças no campeonato’. Para ele, a equipe britânica desperdiçou uma oportunidade de ouro ao não tentar o ‘undercut’ sobre Max Verstappen, com Lando Norris ou Oscar Piastri durante suas paradas nos boxes.

Segundo Herbert, havia espaço para uma manobra mais agressiva visando superar Verstappen, líder da prova, especialmente considerando as dificuldades de ultrapassagem no circuito de Suzuka. “Campeonatos são vencidos com base no desempenho no início da temporada e a McLaren pode ter comprometido suas chances”, afirmou o britânico.

Apesar das críticas, Herbert elogiou a postura do CEO da equipe, Zak Brown, por permitir que os pilotos corressem livremente. “Fico feliz que Zak tenha deixado os dois correrem. Nunca achei que esta temporada seria fácil para a McLaren, e eles ainda terão que conquistar cada sucesso”.

Herbert também vê a McLaren com um carro competitivo: “Eu diria que eles têm o melhor pacote, porque o McLaren parece funcionar bem em qualquer pista”, disse ele.

Para o ex-piloto, o que realmente importa é o campeonato de pilotos: “É o título dos pilotos que conta. Olhando para a história, você sabe quem foi campeão em determinado ano, mas raramente se lembra do título de construtores. Quando falo com os fãs, eles sempre falam dos pilotos. É isso que importa”, acrescentou.

Herbert reconheceu ainda que decisões da equipe podem gerar tensões, especialmente considerando o envolvimento do também ex-piloto de F1, Mark Webber, empresário de Piastri. “Claro que Mark Webber vai conversar com Zak sobre as ordens de equipe, e ele está certo. Mas o outro desafio é manter a harmonia interna”, encerrou.

O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente