Lewis Hamilton afirmou que o apoio dos fãs foi fundamental para sua recuperação, após uma temporada 2025 extremamente difícil na Fórmula 1. Depois de conquistar sua primeira vitória pela Ferrari em Barcelona, duas semanas atrás, o heptacampeão revelou que passou por um momento delicado e creditou à torcida parte importante de sua retomada.
O triunfo na Espanha marcou não apenas sua primeira vitória com a equipe italiana, mas também o fim de um jejum de quase dois anos sem vencer na categoria. O resultado coroou uma reação iniciada após um ano de estreia na Ferrari em 2025, que terminou sem pódios, algo inédito em sua longa trajetória na F1.
Hamilton destacou que recebeu apoio de pessoas próximas durante o período mais complicado de sua carreira recente: “Sinto realmente que meus fãs me salvaram no ano passado. Minha família também, e os amigos que permaneceram ao meu lado durante tudo aquilo”, afirmou.
O piloto britânico explicou que, embora tenha ouvido críticas ao longo da temporada passada, procurou transformar os comentários negativos em motivação. Segundo ele, as mensagens de incentivo vindas das arquibancadas tiveram um impacto ainda maior em sua recuperação emocional.
“Para as pessoas que dizem coisas negativas, frequentemente uso isso como combustível. Mas foram realmente os fãs que me salvaram. No ano passado, vários deles gritavam para mim: ‘Não esqueça quem você é’. Isso ficou muito forte na minha mente. Precisei me perguntar como poderia me reencontrar, recuperar meu equilíbrio, encontrar coragem e força para continuar tentando”, disse ele.

Hamilton também fez questão de elogiar o trabalho realizado pela Ferrari durante o processo de reconstrução. De acordo com o experiente piloto, a equipe ouviu suas sugestões e trabalhou intensamente no desenvolvimento do SF-26: “A equipe tem sido incrível. Havia muitas coisas que eu queria mudar. Eles ajudaram a desenvolver este carro e colocá-lo na direção certa. Ainda há muito trabalho pela frente”.
O heptacampeão relembrou ainda um antigo sonho de vencer vestindo o tradicional macacão vermelho: “Lembro de assistir aos carros vermelhos e imaginar como seria vencer com aquele carro. Como seria estar no pódio e proporcionar à equipe aquele momento de ouvir o hino nacional. Não existe nada igual. É absolutamente incrível. Saí de um lugar realmente muito difícil para voltar até aqui. A mensagem é nunca desistir de si mesmo e continuar tentando”, acrescentou.
Apesar de ocupar atualmente a segunda posição no campeonato, Hamilton evitou falar sobre uma possível conquista do oitavo título mundial. O britânico reconheceu a força da Mercedes e afirmou que a Ferrari ainda enfrenta desvantagem em termos de unidade de potência: “Sabemos que temos esse déficit de potência. Há pistas com longas retas onde isso se torna ainda mais difícil. Temos um ótimo carro em sua essência, mas precisamos continuar evoluindo. No momento, o foco é uma corrida de cada vez”, completou.
