Em uma sessão de classificação que contou com um desempenho consistente, mas não espetacular, a equipe Mercedes garantiu a quinta e sexta posições no grid para o Grande Prêmio de São Paulo, com Lewis Hamilton e George Russell, respectivamente. Durante a única hora de treinos em Interlagos, a equipe se concentrou em ajustar o carro para um equilíbrio entre a performance em voltas rápidas e em ritmo de corrida longa, uma preparação essencial para o dinâmico circuito brasileiro. Apesar disso, Hamilton reclamou da falta de velocidade pura do W14.
Os resultados em Q1 e Q2 mostraram uma competição acirrada, com pequenas margens separando as primeiras posições – apenas meio segundo entre o primeiro e o décimo sétimo em Q1, e 0,35 segundos do primeiro ao décimo em Q2. Ambos os pilotos da Mercedes usaram dois novos conjuntos de pneus macios em cada segmento para assegurar suas posições em Q3.
A ameaça de chuva pairou durante toda a qualificação, materializando-se no início do Q3. Todos os dez carros foram rapidamente para a pista, antecipando a intempérie. Hamilton e Russell, que já estavam posicionados na saída dos boxes, conseguiram completar suas voltas rápidas antes que a chuva se intensificasse, o que os colocou à frente dos McLarens, de Carlos Sainz da Ferrari e do Red Bull de Sergio Perez, apesar de lutarem com a temperatura dos pneus.
Comentando sobre seu desempenho, Lewis Hamilton admitiu que a quinta posição “nunca vai parecer grande coisa”, mas afirmou ter feito o seu melhor. O heptacampeão observou que, embora o carro mostrasse sinais de desempenho decente, faltavam alguns décimos para alcançar os líderes. Alterações feitas antes da qualificação melhoraram a dirigibilidade do carro, mas, segundo Hamilton, ainda havia uma defasagem em termos de velocidade pura. As condições e circunstâncias no final do Q3, acredita ele, podem ter comprometido a representação do verdadeiro ritmo da Mercedes. Olhando para o restante do fim de semana, Hamilton prevê uma batalha, destacando a importância do gerenciamento dos freios e dos pneus, bem como uma estratégia eficaz para avançar.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon