F1: Hamilton fala sobre como mantém sua motivação

Lewis Hamilton revelou que sua motivação vem de ‘aguardar o momento certo’, para quando a Mercedes voltar a ter o potencial de lutar pelos títulos na Fórmula 1, depois da implantação do atual ciclo de regulamentos que entrou em vigou na temporada 2022.

O domínio consecutivo de oito Campeonatos de Construtores da Mercedes, chegou a um fim abrupto quando as regras técnicas foram revisadas no ano passado, com a equipe conquistando apenas uma única vitória (GP de São Paulo de 2022 com George Russell) e terminando em terceiro lugar na classificação final.

Embora a equipe esteja em segundo lugar na atual temporada, ela não conseguiu impedir a Red Bull de vencer todas as corridas realizadas em 2023 até agora.

Questionado se o domínio atual da Red Bull e de Max Verstappen poderia afastar as pessoas do esporte, Hamilton disse: “Não posso dizer como é para as pessoas que assistem à Fórmula 1 porque… você conhece seus leitores, então… Há uma grande chance de que ele vença todas as corridas.”

“No entanto, estamos esperançosos de que possamos desafiá-los em algum momento, seja neste fim de semana ou quem sabe onde. E se houver erros ou contratempos, estaremos lá para tentar aproveitar. Eles não costumam cometer erros, ou Max não cometeu nenhum, e a equipe também não cometeu nenhum este ano, eu acho. Então, sim. Eles podem ganhar tudo. Esperançosamente, mais tarde no ano, chegaremos mais perto talvez. Não há muito mais a dizer”, disse Hamilton.

Hamilton descartou que tenha enfrentado dificuldades com a motivação enquanto não tem um carro capaz de competir por vitórias, afirmando que ele quer estar ‘no lugar certo’ quando a Mercedes voltar à sua antiga posição de supremacia.

“Não, não acho que seja especialmente difícil manter a motivação, porque sempre há áreas em que você pode melhorar. Estamos ajustando como trabalhamos nos bastidores, constantemente tentando melhorar nossos processos. Estamos fazendo ajustes contínuos. Está melhorando a comunicação nos bastidores, garantindo que os chefes de departamento estejam obtendo informações reais. E analisando a fundo certos assuntos, seja o comportamento do carro, equilíbrio nas curvas, todas essas coisas.”

“Tive mais tempo para me concentrar nisso com a equipe do que nunca. E no geral, estou ainda mais envolvido na direção que estamos tomando com o carro no próximo ano. E apenas garantir que, quando eu me afastar, eu esteja mentalmente no lugar certo quando o carro estiver certo. Então, estou esperando por isso”, acrescentou.

Embora Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes, tenha mencionado que a equipe vai parar de trazer atualizações para o W14 enquanto direciona sua atenção para o próximo ano, Hamilton diz que a equipe continuará aprendendo sobre as características dessa geração de carros.

“Nós estamos sempre aprendendo mais e mais sobre as características, o fluxo de ar, como o carro está funcionando em condições de vento cruzado, como funciona nas curvas de alta, média e baixa velocidade, como trabalhar com os pneus, configurações de alta velocidade, média velocidade, baixa velocidade”, explicou.

“Então, você está constantemente aprendendo, é constantemente dados sendo entregues e analisados. E estou aprendendo mais toda vez que entro no carro, estamos aprendendo mais sobre como usar os pneus, como podemos usar o motor de maneira diferente e como podemos usar o combustível.”

Questionado se há uma área específica em que a Mercedes está se esforçando para melhorar em 2024, Hamilton acrescentou: “Acredito que seja a traseira, eles têm que descobrir como fazer isso”, encerrou o heptacampeão.