O atual líder do campeonato de pilotos na temporada 2025 da Fórmula 1, Oscar Piastri, vem chamando a atenção dentro e fora das pistas, e agora recebeu elogios de um dos maiores nomes da história da categoria. Lewis Hamilton, heptacampeão de F1, elogiou a temporada do jovem australiano, que venceu quatro das sete primeiras etapas do ano.
“Oscar está fazendo um trabalho fantástico”, afirmou Hamilton, durante coletiva no paddock de Mônaco. “É ótimo ver a McLaren indo tão bem, porque foi onde comecei minha carreira. E ver os dois (Piastri e Lando Norris) tão próximos, com desempenhos tão fortes, é incrível.”
Piastri lidera o campeonato com treze pontos de vantagem sobre Norris, seu companheiro de equipe, após vitórias marcantes, incluindo o GP da Arábia Saudita, sua terceira vitória no ano. Ele também se tornou o primeiro australiano desde Mark Webber, em 2010, a liderar o campeonato de pilotos. Curiosamente, Webber é hoje é empresário de Piastri.
Hamilton, que já viveu a pressão de liderar campeonatos com a McLaren no início de sua carreira, reconhece o peso do momento. “A pressão sobre os dois é inimaginável para quem nunca passou por isso. Mas vimos Oscar, especialmente, entregando tudo o que é preciso para vencer um campeonato, com sessões de classificação consistentes, ritmo de corrida, foco.”
O britânico de 40 anos ainda destacou o comportamento de Piastri fora das pistas. “Não o conheço muito bem, mas sempre foi fácil conversar com ele nos desfiles. É um cara tranquilo, acessível, claramente um bom rapaz”, acrescentou.
Ao ser questionado se teria algum conselho para o jovem líder do campeonato, Hamilton foi direto: “Não tenho nenhum conselho. É só ele continuar fazendo o que está fazendo, porque está funcionando”, encerrou o britânico.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.