Lewis Hamilton e Esteban Ocon vão largar do pit lane no Grande Prêmio do Azerbaijão após ambos os pilotos realizarem trocas de elementos da unidade de potência fora das condições de parque fechado. Tanto o piloto da Mercedes quanto o da Alpine terão que cumprir a penalidade e iniciar a corrida a partir dos boxes.
Hamilton, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, enfrentou dificuldades desde o início do fim de semana e, após ter garantido apenas a sétima posição no grid, a Mercedes optou por fazer as alterações necessárias em sua unidade de potência, ciente de que teria que fazer essa troca em algum momento da temporada. Após o abandono no GP da Austrália devido a uma falha no motor, a equipe de Brackley já esperava a necessidade de substituir componentes. Com a chance de realizar ultrapassagens no circuito de Baku, a equipe decidiu que este seria o momento ideal para assumir a penalidade.
No carro de Hamilton, foram substituídos o motor de combustão interna (ICE), o turbo compressor (TC), a unidade de recuperação de calor (MGU-H) e a unidade de recuperação de energia cinética (MGU-K). Ocon, da Alpine, também teve as mesmas trocas em seu carro, enfrentando um fim de semana bastante complicado até agora.
O francês da Alpine teve uma série de problemas técnicos durante o fim de semana. Na primeira sessão de treinos livres (TL1), Ocon completou apenas três voltas devido a uma falha na MGU-H, o que já exigiu uma troca de componentes da unidade de potência de seu pool. Para piorar, na TL3, Ocon parou novamente na pista devido a uma falha no sistema de bomba de combustível de alta pressão, o que o fez perder o restante da sessão. Diante dessas dificuldades, a Alpine decidiu trocar toda a unidade de potência para o GP de Baku, levando o francês a se juntar a Hamilton na largada do pit lane.
Com a penalidade aplicada, tanto Hamilton quanto Ocon terão um desafio extra na corrida, em um circuito conhecido pelas possibilidades de ultrapassagem, mas também por suas características imprevisíveis que frequentemente causam acidentes e mudanças de sorte durante o evento. A expectativa é de que ambos os pilotos utilizem estratégias agressivas para tentar recuperar posições durante a corrida.