F1: Hamilton defende Verstappen e critica penalidade da FIA: “Piada”

Lewis Hamilton saiu em defesa de Max Verstappen após a decisão da FIA de punir o piloto da Red Bull por xingamentos. Ele chamou a penalidade de “uma piada” e aconselhou Verstappen a não cumprir a punição, afirmando: “Eu certamente não estaria fazendo isso e espero que Max não faça isso.”

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, pediu para evitar o uso de palavrões nos rádios, ressaltando a necessidade de “diferenciar entre nosso esporte e música rap”. Verstappen foi punido por descrever seu carro como “fodid*” durante uma coletiva de imprensa.

Após a sessão de treino e classificação em Singapura, na coletiva de imprensa, Verstappen manteve suas respostas curtas e ao ser questionado sobre mudanças em seu carro, afirmou: “Muito”, mas não quis entrar em mais detalhes, alegando que poderia ser multado. Quando perguntado sobre sua confiança no ritmo de corrida, ele comentou: “Talvez”, e pediu para que perguntas mais críticas fossem feitas fora da sala.

Hamilton e Lando Norris mostraram apoio a Verstappen. Norris brincou: “Ele merecia isso. Linguagem chula”, mas acrescentou que considerava a punição injusta. Hamilton destacou: “É uma piada. Este é o auge do esporte, erros são cometidos. Espero que Max não faça isso.”

Hamilton também criticou a forma como Ben Sulayem abordou o assunto, sugerindo que havia um “elemento racial” em seu comentário. Ele disse: “Não gostei da forma como ele se expressou. Dizer que era coisa de rappers foi muito estereotipado, e se você pensa que a maioria dos rappers são negros, isso aponta para a ideia de que ‘não somos como eles’. Acho que essas foram as palavras erradas e há um elemento racial nisso.”

“Se você disser que há penalidades, as pessoas vão parar. Não sei se isso é necessário, mas definitivamente acho que há um pouco demais,” concluiu Hamilton.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Singapura com o jornalista Rodrigo França.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.