F1: Hamilton critica pistas que permitem cortar curvas pelas áreas de escape

Lewis Hamilton expressou desagrado sobre algumas pistas utilizadas pela Fórmula 1, que permitem aos pilotos cortar curvas e voltar à pista sem sofrer penalidades. O sete vezes campeão, afirmou que essa flexibilidade nas áreas de escape não é algo que o agrada, destacando que a falta de desafios em alguns circuitos acaba transformando a corrida em um ‘seguir os outros’, onde a sessão de classificação é o fator determinante.

“Existem muitas pistas que, embora tenham uma base de fãs, não oferecem muito para a corrida. Você acaba apenas seguindo os outros, e a sessão de classificação se torna tudo”, afirmou Hamilton. O piloto britânico também comentou sobre a situação que ocorreu no GP do México, quando quatro carros foram para a grama na primeira curva, e apenas ele foi penalizado ao não usar a área de escape corretamente e cortar pela grama. Hamilton criticou a decisão dos comissários, chamando-a de ‘bizarra’, dado que ninguém mais recebeu penalidades por cortar a curva em situações muito parecidas.

Lewis Hamilton (GBR) Ferrari in Sprint qualifying parc ferme.
Foto: XPB Images

Em relação às mudanças nas pistas, o britânico também lamentou a ausência de características desafiadoras em muitos dos circuitos modernos: “Hoje, você pode sair da pista e voltar, sem sofrer consequências. Isso não é algo que eu gosto, mas é assim que as coisas estão”, afirmou Hamilton, refletindo sobre as diferenças entre os circuitos atuais e os de décadas passadas, quando um erro significava uma ida para a caixa de brita ou danos ao carro devido à batidas nas barreiras de proteção.

O piloto da Ferrari também mencionou sua expectativa para os finais de semana com corridas Sprint, como o do GP de Singapura em 2026. Ele acredita que alguns circuitos podem não ser ideais para esse formato, como Singapura, onde ele prevê que as ultrapassagens serão praticamente inexistentes: “Serão dezenove voltas em Singapura na Sprint e provavelmente não veremos nenhuma ultrapassagem. Outros circuitos podem ser melhores para isso”, completou Hamilton.

Com relação ao futuro de alguns circuitos e das regras da Fórmula 1, Hamilton segue crítico, mas também destaca as qualidades de pistas mais tradicionais, como Austin, que para ele oferece ‘caráter’ e boas oportunidades de corrida, tanto em uma volta rápida quanto ao longo do evento.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.