Lewis Hamilton emitiu um alerta para pilotos de Kart, sobre os riscos de não frequentar a escola apenas para praticar corridas.
Os custos do Kart e das categorias de base aumentaram significativamente nos últimos anos, com uma temporada de F2 estimada em cerca de £ 1 milhão. A maioria dos pilotos não atinge esse nível devido à falta de financiamento.
Hamilton, passou pelo Kart e foi finalmente contratado pelo programa júnior da McLaren. No entanto, o então chefe Ron Dennis insistiu que Hamilton retornasse à escola para completar sua educação no caso de sua carreira não continuar como o planejado.
Os custos crescentes das corridas juniores e o impacto na educação das crianças chamaram a atenção de Hamilton, com o heptacampeão da Fórmula 1, acreditando que o cenário atual ‘não pode ser bom para o futuro’.
“É muito caro e não sei quanto mais é hoje, mas ouvi que é duas, três ou quatro vezes mais do que era para mim”, disse Hamilton à imprensa. “Se eu não tivesse sido contratado pela McLaren e depois pela Mercedes, eu não estaria aqui, então é definitivamente preocupante que os custos continuem a aumentar. Também ouvi recentemente que no Kart, as crianças não estão mais indo para a escola.”
“Mas o esporte precisa realmente garantir que as crianças continuem tendo algo para recorrer. Para obter sua licença, você tem que ficar na escola e obter sua educação. Então, mais de 99% dos pilotos que não chegam à Fórmula 1 têm algo para recorrer. Mas os pais estão ficando tão competitivos agora, que as crianças não estão indo para a escola e é só ‘treinos, treinos, treinos’, e isso não pode ser bom para o futuro”, completou o piloto britânico.